Notícias


Grêmio e Hospital Moinhos de Vento oficializam parceria inédita no RS para preparação e cuidado de atletas

Acordo inicia com os exames da pré-temporada masculina
05/01/2024 Ascom Grêmio – Foto: Divulgação

O Hospital Moinhos de Vento e o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense assinaram ao final da manhã da quinta-feira, dia 4 de janeiro de 2024, uma parceria inédita no Rio Grande do Sul, que prevê apoio na preparação dos atletas do Clube. A instituição será patrocinadora oficial do Departamento de Ciência, Saúde e Performance (DCSP) e irá trabalhar com as equipes profissionais masculina e feminina. 

O acordo engloba a realização de todos os exames da pré-temporada, além dos testes de meio de temporada e admissionais de novos atletas. A primeira etapa inicia já neste domingo (7) e segue na segunda-feira, dia 8. Os profissionais do Hospital farão os exames in loco, no Centro de Treinamento Presidente Luiz Carvalho –  em iniciativa inédita no Estado.

A cerimônia, realizada na Tribuna da Presidência, na Arena, contou com a presença do presidente do Conselho Deliberativo, Alexandre Bugin e do vice Roger Fischer, do presidente do Conselho de Administração Alberto Guerra, dos vice-presidentes Gustavo Bolognesi e José Carlos Duarte, do CEO Marcio Ramos, do Presidente da Associação Hospitalar Moinhos de Vento, Eduardo Bier de Araujo Correa, do CEO Mohamed Parrini, o superintendente médico Luiz Antonio Nasi e executivos de ambas as instituições.

Ao abrir a solenidade, Parrini destacou a importância em prestar apoio ao DCSP para desenvolver um “eixo” de cuidados entre os profissionais e tendência do que tende a ser o projeto: “Ainda em 2024, vamos criar um centro de excelência para atender atletas unindo a expertise do Hospital Moinhos de Vento e do Grêmio. A ideia é cuidar de toda a jornada do jogador, aos moldes do centro médico Fifa de Dubai, que reúne diversas especialidades em um só local, aliando assistência e pesquisa em prol do esporte”, idealiza.

O board será composto por uma equipe transdisciplinar do Hospital Moinhos de Vento, que estará à disposição dos profissionais do Clube para auxiliar no encaminhamento mais adequado de atletas com lesão. Conforme explica o superintendente médico Luiz Antonio Nasi, o hospital servirá de retaguarda dos times profissionais do Grêmio, auxiliando na preparação, admissão, avaliação de meio de temporada e em casos de emergências. “Vamos atuar de forma colaborativa junto ao Departamento Médico do Grêmio com um board de segunda opinião, que vai prestar uma consultoria técnica para análise de exames, quando necessário e solicitado”, destacou ele, ao enaltecer também a parceria e o trabalho realizado pelo presidente Alberto Guerra, que suscitou nessa união.

De parte do Grêmio, o vice-presidente do Clube, Gustavo Bolognesi, um dos principais mentores da união entre as duas instituições, homenageou a diretoria e profissionais do Hospital Moinhos de Vento, assessor da presidência e parceiro de projeto, Gustavo Nunes, executivos e colaboradores do Tricolor e especialmente o mandatário gremista: “Iniciamos aqui a nossa caminhada, com o encontro de dois gigantes, líderes em seus segmentos e com um objetivo em comum que é tornar o Rio Grande do Sul centro de referência científica em saúde, com tudo o que há de melhor em medicina. Passamos a contar com o suporte de um dos 100 maiores hospitais do mundo”, exaltou.

Por fim, antes de ser efetivada a assinatura de contrato com os executivos do  Hospital Moinhos de Vento, foi a vez de o presidente Alberto Guerra saudar a iniciativa e manifestar o orgulho em ter em sua gestão, uma parceria que promete qualificar ainda mais o departamento de saúde do Clube:  “Tornar-se parceiro de uma instituição de peso como o Hospital Moinhos de Vento, além de ser uma enorme satisfação para nós, auxiliará o Grêmio a resolver problemas importantes na área da saúde, para que os atletas tenham mais disponibilidade e maior grau de competitividade. Essa aliança, com protocolos médicos de alto nível, somados a ações multidisciplinares, reposicionará o DCSP em requisitos fundamentais de prevenção, tratamento e reabilitação”, sublinhou.

A união entre Grêmio e Moinhos de Vento ainda irá permitir, junto ao Instituto de Pesquisa Moinhos, que os jogadores das equipes principais do masculino e do feminino também participem de estudos de ponta pertinentes às áreas relacionadas ao esporte, por meio do fornecimento de dados.

Essa não é a primeira vez que o Hospital e o Clube atuam em conjunto. Em 2023, exames e testes da equipe feminina profissional foram realizados na instituição médica. Também foi promovido um Simpósio de Cardiologia do Esporte, realizado a fim de oportunizar e fortalecer a Medicina do Esporte no Estado. Além dessa ação, o Tricolor também apoia as campanhas sociais do Hospital Moinhos de Vento, como a “União Move Moinhos”, que arrecadou agasalhos no decorrer do inverno.


Para conferir as últimas notícias, acesse aquiSiga o site Portal de Camaquã, nas redes sociais:  

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.



MAIS NOTÍCIAS