Notícias


Dia dos avós: saiba o que é importante no cuidado da pele madura

Docente do Senac Camaquã dá dicas e ensina truques de maquiagem para a pele no inverno
04/08/2022 Usine de Notícias – Foto: Divulgação

O Dia dos Avós é comemorado no mês de julho e para aquelas vovós que querem continuar cuidando de si, a docente Senac Camaquã, Sheila Duarte, dá dicas e ensina alguns truques para a maquiagem de peles maduras no inverno.  

Principais produtos para a pele 

A especialista explica que a pele madura requer mais cuidados na execução da maquiagem, principalmente para a preparação. “Por isso, invista em produtos com alta concentração de hidratação, anti aging e de texturas leves. Esse tipo de pele geralmente contém muitas linhas de expressão e rugas e é necessário ter cuidado ao aplicar os itens da maquiagem, construindo camadas finas para não acumular. A dica é aplicar produtos de texturas leves, em movimentos circulares e ascendentes” indica Sheila. 

No inverno, é importante ter cuidado redobrado na administração dos produtos, pois o principal efeito colateral do frio é o ressecamento da pele. A docente explica que para evitar esse resultado é necessário repor a camada hídrica epidérmica da pele, com cremes hidratantes de princípios ativos de ácidos hialurônicos e ceramidas. “Além disso, dispense produtos matte e contra a oleosidade e invista em itens com base em componentes de água e óleo para manter a hidratação da pele”, aconselha. 

Tendências de maquiagem para o inverno 

“A principal tendência para as mulheres mais maduras e modernas é a que permite se sentir confortável”, afirma Sheila. Sendo assim, indica maquiagens de textura glow e peles vistosas para evidencial o principal conceito: se sentir bem com a maquiagem. 

Sheila conclui falando sobre as cores que estão em evidência neste inverno. “Quando pensamos nesta época do ano, vem à cabeça as cores neutras como o marrom, que é clássico e atemporal. Entretanto, em 2022 as cores mais vibrantes como azul e laranja e os tons pastéis como o lavanda estão em alta”.  

Mais informações sobre os cursos de maquiagem ofertados pelo Senac Camaquã podem ser acessados pelo site www.senacrs.com.br/camaqua, pelo telefone (51) 3671.4767 ou ainda pelo WhatsApp (51) 98594-2119. O Senac Camaquã fica localizado na Avenida Marcírio Dias Longaray, 1/Loja 1 – Centro. 

Confira o passo a passo da maquiagem: 


A maquiagem beauty é uma maquiagem leve, que realça seus melhores traços e te traz segurança e confortabilidade, aliás você pode fazer da sua melhor maneira. 

Iniciamos com a higienização da pele, usando água micelar. E Logo após, hidratamos a pele com um hidratante específico para cada biotipo cutâneo. Eu particularmente, prefiro os hidratantes em serum e formato de conta gotas para melhor aplicação na pele.

Aguardamos a secagem do hidratante e aplicamos a base, cabe ressaltar que neste caso não uso primer por não ter poros dilatados, mas se a sua pele estiver poros dilatados é necessário fazer o uso. A aplicação da base é feita com esponjinha úmida e dando batidinhas em todo o rosto. 

Após a aplicação da base, é aplicado o corretivo somente em forma de iluminação e um ponto de iluminação no canto interno e externo do olho, espalhamos com a esponjinha com batidinhas e movimentos ascendentes. 

Selamos a pele com o pó solto fino em todo o rosto, o contorno iniciamos acima da orelha e calculamos dois dedos antes da boca para terminar, movimentos leves e dando batidinhas com o pincel de corte chanfrado para melhor precisão do contorno. 

O blush, aplicamos em cima da maçã do rosto, uma forma fácil de aplicar o blush é dar um “sorrisinho” e suas maçãs do rosto ficaram em evidência e é só aplicar o blush levando para acima da orelha e difundindo com o contorno. 

Iluminador, com o iluminador aplicamos no ponto alto do rosto, logo acima do blush, no centro do nariz, e acima da boca chamado como arco do cupido. 

A sobrancelha é corrigida com pasta de sobrancelha de forma natural, desenhando fio a fio, preservando o seu formato.

Nos olhos, aplicamos uma sombra neutra com fundo rosado, esfumando com movimentos circulares e de vai e vem esfumando até não houver marcação e sempre iniciamos com a cor mais clara de sombra e vamos pigmentando-a aos poucos com cores mais escuras. Criando um degradê nas sombras em sua palpebra. 

Após criar o degradê de sombras, iluminamos o canto interno dos olhos, com sombra clara (branca ou pérola) e fizemos um delineado fino rente a linha dos cílios, e para ficar uma maquiagem mais delicada esfume o delineado, desta forma ficará harmônica. 

E por fim, um batom de sua escolha, na foto optei por um batom nude rosado.

Usine de Notícias – Foto: Divulgação

MAIS NOTÍCIAS