Notícias


Base aérea de Canoas será aberta, pela Força Aérea Brasileira, para atendimento de voos comerciais

As operações serão divididas em várias fases
09/05/2024 Redação Portal de Camaquã – Foto: Divulgação

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que vai abrir a Base Aérea de Canoas (BACO), no Rio Grande do Sul, para operações de voos comerciais, visando suprir a demanda decorrente do fechamento do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, que alagou após as fortes chuvas que atingiram o estado.

As ações são fruto de uma coordenação planejada entre o Ministério de Portos e Aeroportos, a FAB, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e as companhias aéreas.

As operações serão divididas em fases. A primeira tem início nesta quarta-feira (08/05), em uma operação conjunta entre a empresa Azul Linhas Aéreas e a FAB, na qual a empresa aérea vai realizar o primeiro voo humanitário com os mantimentos arrecadados para a cidade de Canoas (RS).

O voo vai partir do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, que é o ponto focal dos insumos recebidos em mais de 500 postos de arrecadação organizados pela companhia, somando aeroportos, lojas da Azul Viagens e Azul Cargo.

Em seguida, às 12h, passará pela Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, para abastecimento de mais donativos. A aeronave sairá de Guarulhos às 12h e chegará à cidade de Canoas às 15h10.

Na fase 2, que ocorre nesta quinta-feira (09/05), quatro empresas aéreas e a FAB irão realizar as missões de entrega de mantimentos em cinco horários distintos: 07h, 9h, 11h, 13h e 15h.

Já a fase 3 consiste no transporte de cidadãos gaúchos que se encontram fora do estado, sendo este o primeiro voo com passageiros a pousar na Base Aérea de Canoas.

Lançamento de donativos pela FAB

A FAB vai iniciar, ainda, uma campanha, no âmbito da Operação TAQUARI 2, de lançamento de donativos e materiais essenciais, por via aérea, para apoio à população do Rio Grande do Sul, nos locais mais atingidos pelas enchentes na região. As missões buscam trazer mais agilidade no atendimento à população atingida, uma vez que as estradas encontram-se, quase na sua totalidade, obstruídas.

Comunicado

Uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP), da FAB, que é empregada nas missões de apoio aos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul, apresentou durante sua operação um problema técnico e veio a colidir com o solo, em região desabitada, nesta terça-feira (07/05).

A Força Aérea informa que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) vai investigar os fatores contribuintes da ocorrência aeronáutica.


Para conferir as últimas notícias, acesse aquiSiga o site Portal de Camaquã, nas redes sociais:  


WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.



MAIS NOTÍCIAS