Notícias


Alunos do Colégio Farroupilha desenvolvem aplicativo em estágio de verão

Formatura do programa de tecnologia Summer Code Camp ocorreu na última sexta, dia 16
20/02/2024 Padrinho Conteúdo e Assessoria | Luísa Santini – Foto: Divulgação

Uma das premissas do Colégio Farroupilha é promover experiências para além da sala de aula, sempre destacando o protagonismo dos estudantes. Uma das iniciativas é o Summer Code Camp, programa de verão do Colégio em parceria com a Poatek, empresa especializada em engenharia de software.


Na sexta-feira, dia 16 de fevereiro, cinco alunos se formaram na segunda edição do projeto após um estágio imersivo de seis semanas na área de tecnologia, no qual desenvolveram habilidades e um aplicativo.


Ao longo do período, entre 8 de janeiro e 16 de fevereiro, os estudantes Arthur Marcon Lerch, Manuela Kuck Mayer, Maria Clara Freire Goulart, Paloma D’Elia Paes e Valentinne Kurkowski Fonseca aprenderam sobre rotinas corporativas de uma empresa de tecnologia e como se portar no ambiente de trabalho e, como conclusão, tiveram aulas de programação para criar o aplicativo com o auxílio dos engenheiros da Poatek. O protótipo será usado internamente na empresa.


A Diretora Pedagógica do Colégio Farroupilha, Marícia Ferri, ressalta que a oportunidade agrega não somente na vida acadêmica, mas no projeto de vida e de formação dos estudantes.


Vivenciar o ambiente corporativo de uma empresa de tecnologia, solucionar problemas e aprender com diferentes profissionais da área, com certeza, irá contribuir e enriquecer o repertório e os conhecimentos dos nossos alunos. A parceria com a Poatek os impulsiona para aprenderem cada vez mais, além de terem a oportunidade de conhecerem e vivenciarem uma realidade diferente da sala de aula”, destaca.


Maria Clara Freire, atualmente da 1ª Série do Ensino Médio, diz que passou a considerar a atuação no setor de tecnologia após iniciar o Summer Code Camp. “Eu sempre gostei dessa área, mas não havia considerado até começar o programa. Aprendi diversas coisas novas e desenvolvi algumas competências e, por isso, sei o quanto essa experiência vai agregar no meu conhecimento e, também, nas minhas relações”, relata.


Conforme Edna Batista, responsável pelo setor de Recursos Humanos da Poatek, que tem escritórios em Porto Alegre, São Paulo, Miami e Lisboa, o que chama a atenção no grupo de estudantes da segunda edição do Summer Code Camp é o número de meninas participantes.


Um dos objetivos do programa é, justamente, mostrar as oportunidades que existem na área da TI e incentivar os estudantes, principalmente as meninas, de que o mercado de tecnologia é jovem, flexível, bem remunerado e promissor”, afirma.


Hoje, menos de 20% dos cargos das áreas de tecnologia no Brasil são ocupados por mulheres, de acordo com a pesquisa Woman in Technology (2021). Em toda a América Latina, elas ocupam menos de 30% das posições de liderança na área. Por isso, programas como esse são importantes para fomentar a busca pela equidade de gênero no setor.


Quanto mais as meninas tiverem a oportunidade de aumentar suas experiências com a TI desde cedo, mais chance nós teremos de aumentar o número de mulheres no mercado. Nesta turma temos um exemplo dessa mudança, pois de cinco estudantes, quatro são meninas e se saíram muito bem”, destaca a Engenheira de Dados da Poatek, Sara Wolf.


Além dos aprendizados e experiências, os cinco alunos também receberam na formatura um certificado de participação. A formatura ocorreu na sede da Poatek, em Porto Alegre, às 17h da última sexta-feira, dia 16. O Colégio Farroupilha pretende seguir o programa com a sua terceira edição em 2025.




Para conferir as últimas notícias, acesse aquiSiga o site Portal de Camaquã, nas redes sociais:  

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.



MAIS NOTÍCIAS