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Deputado Capitão Martim propõe uso da Bíblia como recurso paradidático nas escolas gaúchas

A proposta visa explorar o potencial educativo da Bíblia em múltiplas disciplinas
28/04/2024 Ascom Deputado Capitão Martim – Foto: Freepik / Divulgação

Em uma iniciativa que busca ampliar os recursos educacionais nas escolas do Rio Grande do Sul, o deputado Capitão Martim (Republicanos) apresentou projeto de lei (PL 104/2024) para a utilização da Bíblia como um recurso paradidático.


A proposta visa explorar o potencial educativo da Bíblia em múltiplas disciplinas, incluindo história, literatura e artes, garantindo uma abordagem em respeito às liberdades religiosas e filosóficas dos estudantes.


Martim propõe que a Bíblia seja usada nas escolas públicas e particulares como uma ferramenta para disseminar conhecimento cultural, histórico, geográfico e arqueológico. “O uso da Bíblia como recurso paradidático, ou seja, suplementar, visa enriquecer o currículo com sua riqueza histórica e cultural, sem impor crenças religiosas,".


Ele destacou que o projeto não busca impor crenças religiosas, “mas sim enriquecer o currículo escolar com o conhecimento contido na Bíblia, que é, sem dúvida, o livro mais significativo já escrito na história da humanidade," explicou o deputado Martim.


Conforme o projeto, fica assegurada a participação facultativa nas atividades relacionadas ao conteúdo bíblico, respeitando a diversidade e a liberdade religiosa dos alunos, conforme estipulado pela Constituição Federal.


A proposta destaca os diversos aspectos da Bíblia, não apenas como um texto religioso, mas também como um recurso de transmissão de conhecimento que pode contribuir significativamente para a educação. "A Bíblia oferece percepções não apenas em termos de crenças, mas também é uma vasta fonte de informação sobre inúmeros eventos históricos e arqueológicos importantes," afirmou o deputado.


O deputado Capitão Martim ressaltou que a iniciativa é um esforço para complementar a educação tradicional com recursos que valorizam a formação cultural e intelectual dos estudantes.


Relevância Educacional da Bíblia


A própria Bíblia é um fenômeno histórico. Influenciou a arte, literatura, música e cultura em geral. Ao longo dos séculos, a Bíblia foi interpretada de várias maneiras, afetando movimentos sociais e políticos. Desde reformas religiosas até debates contemporâneos sobre moralidade e ética, o impacto dessas interpretações continua relevante.


» No contexto histórico, a Bíblia contém relatos que cobrem vários séculos, oferecendo perspectivas sobre as civilizações antigas do Oriente Médio, incluindo os israelitas, babilônios, egípcios e romanos. Estudar esses relatos pode ajudar a compreender a evolução das sociedades, leis, guerras e relações diplomáticas na antiguidade.


» A geografia bíblica auxilia no entendimento de eventos descritos nos textos. Lugares como Jerusalém, Babilônia, e o Mar Mediterrâneo são significativos tanto do ponto de vista religioso quanto político. A compreensão da localização e importância desses lugares ajuda a entender as disputas territoriais e as rotas comerciais antigas que influenciam até hoje algumas regiões.


» Em relação ao impacto político, os ensinamentos e as narrativas bíblicas tiveram um profundo impacto na formação de leis e práticas governamentais ao longo da história. Por exemplo, muitos princípios jurídicos e éticos ocidentais têm raízes em conceitos bíblicos como justiça, equidade e responsabilidade moral.


» Como influência cultural e social, a Bíblia também inspirou a arte, literatura, música e cultura em geral. A compreensão dessa influência pode oferecer uma melhor compreensão sobre as normas culturais e valores que moldam sociedades inteiras.




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