Notícias


Curso promovido pela UFRGS forma 176 mil agentes comunitários de saúde para atuar em todo o Brasil

Programa terá continuidade com segunda turma em 2024, formando mais 180 mil agentes
23/12/2023 Critério - Fotos: Júlia Prado/ ASCOM Ministério da Saúde
Anterior Próximo

Um curso liderado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) vai levar mais de 176 mil agentes comunitários de saúde e de combate às endemias para atuar em mais de 5.300 municípios de todo o Brasil. A diplomação dos estudantes ocorreu na última semana, em Brasília, durante cerimônia do Ministério da Saúde.
 
Iniciado em 2022, o Saúde com Agente foi a maior iniciativa brasileira de formação técnica na área de saúde já realizada por uma universidade. O trabalho foi executado pela UFRGS, por meio de um convênio entre o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). As seletivas e contratações foram realizadas por meio da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS) que também fez a gestão dos recursos do convênio.
 
“Esses profissionais estão na porta de entrada para o SUS, refletindo na ponta de quem lida com as demandas de saúde das comunidades. A UFRGS demonstrou a sua capacidade de atender uma demanda tão importante para o país, que vai impactar na vida de milhões de brasileiros, especialmente os mais vulneráveis", celebrou o reitor da UFRGS, Carlos André Bulhões.

Presente na cerimônia de formatura, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou o papel fundamental que estes agentes têm no atendimento à população. “Cada um de vocês está de parabéns não só pela formatura, mas pelo papel essencial que possuem no Sistema Único de Saúde”, observou. Na ocasião, a ministra anunciou que o programa passará a se chamar Mais Saúde com Agente, e que abrirá uma segunda turma em 2024, para qualificar mais 180 mil agentes.
 
Os formandos representam 90% do total de inscritos em 2022, sendo 138 mil Agentes Comunitários de Saúde e 38 mil Agentes de Combate às Endemias. Mais de 14 mil profissionais estiveram envolvidos na qualificação dos agentes: 4 mil tutores e 10 mil preceptores. O programa teve formato semipresencial, carga horária de mais de 1,2 mil horas e duração mínima de dez meses, ao longo de 2023. Dividido em 26 disciplinas e 40 tele aulas gravadas, o curso também conta com 4.000 páginas de conteúdo técnico elaborado para as aulas interativas.
 
”Ficamos orgulhosos em participar da execução e gerenciamento de tantas frentes para que esse projeto saísse do papel. Uma iniciativa de grande porte que beneficia o Sistema Único de Saúde (SUS) e a sociedade civil”, celebrou Ana Rita Facchini, presidente da FAURGS.
 
No próximo ano, o ministério vai incluir no programa as escolas de saúde do SUS, para prestação de apoio na descentralização da gestão do programa e na qualificação de preceptores. Os cursos serão enriquecidos com disciplinas sobre equidade e combate às desigualdades, com foco na qualificação do acolhimento à população. Com a nova turma, a pasta prevê melhores indicadores de saúde e resolutividade dos serviços de atenção primária, além de apurar o olhar dos agentes sobre as informações coletadas nos territórios e a melhor orientação a ser prestada aos usuários.

Os agentes comunitários de saúde atuam no campo da Saúde da Família, na prevenção de doenças e na promoção da saúde em ações domiciliares, comunitárias, individuais e coletivas. Já os agentes de combate às endemias atuam na vigilância epidemiológica e ambiental, na prevenção e controle de doenças e na promoção da saúde.


Siga o Portal de Camaquã, nas redes sociais

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.







MAIS NOTÍCIAS