Notícias


Mundo das Abelhas Morschel consolida Nova Petrópolis como polo de meliponicultura

Maior produtor do Estado está na Localidade de São Jacó, com uma média de 1500 a 1700 colmeias
07/11/2023 Agência de Notícias ALRS - Foto: Sâmella Moreira / Divulgação

A criação de abelhas-sem-ferrão (meliponicultura) é uma atividade nova para a maioria das pessoas, mas norteia a vida do agricultor Orlando Morschel, maior produtor do Estado na área de multiplicação e comercialização de enxames. Na localidade de São Jacó, em Nova Petrópolis, ele mantém uma média de 1500 a 1700 colmeias de 18 espécies no espaço denominado Mundo das Abelhas Morschel.

O presidente da Comissão Especial da Apicultura e Meliponicultura da Assembleia Legislativa, Sergio Peres (Republicanos), e o vice, Elton Weber (PSB), estiveram na propriedade na última quinta-feira (26) conhecendo o trabalho desenvolvido pelo produtor rural desde 2008. A visita técnica que integra as atividades do colegiado foi acompanhada pelo vereador de Nova Petrópolis Egon Ackermann. “Estamos ouvindo produtores para a construção coletiva de um plano permanente de desenvolvimento desse setor que tem muito potencial econômico no campo e nos meios urbanos também”, projeta Peres.

Morschel é vice-presidente da Associação de Apicultores e Meliponicultores de Nova Petrópolis (NovaMel) e protagonista de uma história de trabalho e amor às abelhas que tem colocado o município em posição de destaque em práticas que envolvem essa cadeia produtiva. Ele foi o pioneiro em levar as abelhas-sem-ferrão para a Expointer, fazendo demonstrações em Esteio desde 2016.

O meliponicultor lembra que a atividade resulta não só em mel e seus subprodutos, como também na melhoria para a polinização na agricultura, para ações de educação ambiental, para o desenvolvimento do turismo, além de mostrar resultados positivos como terapia ocupacional, especialmente para pessoas idosas e para o tratamento da depressão.

“A agricultura necessita da abelha, a economia precisa dela e o meio ambiente também. Além disso, é uma ideia fácil de ser colocada em prática. Você pode ter um meliponário em casa, também é possível instalar nas áreas ditas improdutivas, em terrenos com pedras, áreas de banhado ou de preservação”, observa.

Natural de Nova Petrópolis, Weber lembrou que a criação de abelhas se diferencia de outras culturas, pois além de constituir uma força econômica, é uma atividade necessária ao equilíbrio do ecossistema.  

“Não existiríamos sem o trabalho feito pelas abelhas, por isso defendemos um olhar especial do poder público para os produtores. O ofício diário deles resulta em melhoria das culturas agrícolas e nós conhecemos esse potencial nas lavouras de trigo, de milho e na melhoria da qualidade do morango a partir da polinização. É uma atividade necessária não só à renda do trabalhador rural, mas ao equilíbrio ambiental e à manutenção da vida no planeta”, sustenta.

Sergio Peres e Elton Weber são, respectivamente, autor e relator do projeto de lei 109/2023, que declara o município de Nova Petrópolis Capital Estadual da Meliponicultura, aprovado nesta terça-feira (31) na Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa.

Composição

São titulares da comissão os deputados Sergio Peres (Republicanos); Elton Weber (PSB); Cláudio Tatsch (PL); Frederico Antunes (PP); Issur Koch (PP); Professor Bonatto (PSDB); Dr. Thiago Duarte (União); Zé Nunes (PT); Airton Artus (PDT); Airton Lima (Podemos); Gaúcho da Geral (PSD) e Elizandro Sabino (PTB).  


Siga o Portal de Camaquã, nas redes sociais

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.


 




MAIS NOTÍCIAS