Notícias


Parceria entre Estado do RS e União prevê oferta de cursos na área de tecnologia para qualificação profissional

Termo de parceria assinado hoje permite o oferecimento de cursos on-line, que devem ocorrer ainda neste ano
29/09/2023 Ascom EBSB | Edição: Felipe Borges/Secom - Foto: Fábio Paiva/Ascom EBSB

Foi assinado, na quinta-feira, dia 28, um termo de parceria entre Estado e União para oferecer, ainda neste ano, cursos on-line na área de tecnologia para trabalhadores que desejam melhorar sua qualificação profissional. 

A assinatura foi realizada em encontro em Brasília que contou com a presença do secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, e do chefe de gabinete da Secretaria de Fomento à Geração de Emprego e Renda do Ministério do Trabalho, Henrique Medeiros Aquino.

Os cursos integram o programa Escola do Trabalhador 4.0 – iniciativa do Ministério do Trabalho, em parceria com a empresa multinacional norte-americana Microsoft – que visa ampliar o conhecimento em áreas como Letramento Digital, Introdução à Programação, Produtividade, Educação Financeira com Excel e Tecnologia da Informação (TI).

Como explicou Sossella, a ideia é aproveitar a estrutura da Escola do Trabalhador e do Microempreendedor (ESTM), criada por decreto estadual no começo do mês. A ESTM é um sistema integrado de qualificação e capacitação profissional, destinado à formação e ao aperfeiçoamento de pessoas em situação de desocupação ou subocupação laboral, de trabalhadores e de microempreendedores do Rio Grande do Sul.

A Escola do Trabalhador 4.0 prevê a oferta, em todo o Brasil, de cinco milhões de vagas em 123 cursos, que irão capacitar o trabalhador em diversos níveis. “Os alunos aprenderão muitas habilidades que lhes serão úteis no futuro. Isso inclui, por exemplo, utilizar programas avançados”, disse Sossella.
  

Siga o Portal de Camaquã, nas redes sociais

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.



MAIS NOTÍCIAS