Notícias


Consulta à nutricionista: como fazer pelo plano de saúde?

24/05/2022 Foto: Pixabay / Divulgação

Cada vez mais, é reforçada a importância de um acompanhamento para se manter saudável e com a dieta em dia. Prova disso é que pesquisas recentes publicadas na revista científica Plos Medicine calculam que uma boa alimentação pode acrescentar até 13 anos de vida às pessoas.

E
sses dados também mexem com o mercado de saúde. Operadoras estão repensando as ofertas aos beneficiários e criando opções de plano de saúde que cobre nutricionista, já que uma dieta equilibrada é também parte importante da prevenção e controle de doenças.

Continue a leitura e confira quais são as opções de plano de saúde para você contar com a consulta à nutricionista e como solicitá-la.

Plano de saúde cobre nutricionista?

Sim, os planos de saúde são obrigados a cobrir a consulta à nutricionista, por norma da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Porém, os critérios mínimos que a ANS estabelece às operadoras fazem com que nem todas elas ofereçam essa especialidade para livre uso, sempre que você quiser consultar. Existe um limite mínimo de 12 consultas para atendimentos em casos de:

    • crianças com até 10 anos em risco nutricional (< percentil 10 ou > percentil 97 do peso / altura);

    • jovens entre 10 e 16 anos em risco nutricional (< percentil 5 ou > percentil 85 do peso/ altura);

    • idosos (maiores de 60 anos) em risco nutricional (Índice de Massa Corpórea (IMC) <22 kg/m²);

    • pacientes com diagnóstico de Insuficiência Renal Crônica;

    • pacientes com diagnóstico de obesidade ou sobrepeso (IMC ≥ 25 kg/m2) com mais de 16 anos;

    • pacientes ostomizados;

    • após cirurgia gastrointestinal;

    • gestantes, puérperas e mulheres em fase de amamentação exclusiva até 6 meses após o parto

Os pacientes com diabete mellitus, que fazem o uso de insulina ou que estão no primeiro ano de tratamento da doença, têm uma vantagem: são 18 atendimentos liberados por ano.

Leu todos esses critérios e percebeu que não se encaixa em nenhum dos casos? É onde se encontra o problema: os planos de saúde têm a obrigação de oferecer apenas 6 consultas por ano para quem não está nos critérios citados

Como saber se meu plano tem nutricionista?

Por ser uma norma da ANS, o seu plano de saúde contratado sempre terá nutricionista. O que você precisará avaliar é como fazer para ter acesso às consultas de direito, o que pode variar de plano para plano.

Na maior parte dos casos, será necessário que você, primeiramente, passe por uma consulta com um médico clínico geral ou com endocrinologista. Essas especialidades são as responsáveis por fazer o seu encaminhamento ao nutricionista — ou seja, um documento que comprove que você precisa passar pelo acompanhamento nutricional.

Para saber como funciona no seu plano de saúde, o ideal é entrar em contato com a central de atendimento e pedir todas as informações para solicitar a sua consulta. Se você tem um convênio Prevent Senior entre em contato na central de atendimento pelo telefone da Prevent Senior.

Como funciona o acompanhamento nutricional?

Agora que você já sabe que o seu plano tem consulta à nutricionista, vamos explicar melhor como funciona essa especialidade.

Com o nutricionista, você terá o acompanhamento de um profissional da saúde para ajudar no processo de reeducação alimentar. Você entenderá melhor, junto com ele, sobre quais são as suas necessidades para manter hábitos saudáveis e mais equilibrados no seu dia a dia, independentemente do objetivo que deseja alcançar.

Durante a consulta, o nutricionista fará a anamnese — ou seja, uma entrevista para saber todo o seu histórico — e exames físicos, que incluem a medição do peso e altura, e o Índice de Massa Corpórea (IMC). Para complementar, o profissional ainda pode solicitar alguns exames laboratoriais.

Após essa avaliação completa, o nutricionista consegue avaliar o que o seu corpo mais precisa, naquele momento, em nutrientes e poderá elaborar, junto com você, um cardápio para seguir diariamente, bem como oferecer uma lista de alimentos substitutos para variar um pouco a alimentação.

Tudo isso ajuda a avaliar como anda a sua saúde naquele momento, considerando também a sua idade e hábitos de vida. Além disso, o nutricionista precisará de informações sobre o seu histórico familiar, como os fatores hereditários e as doenças presentes em membros próximos.

Vale lembrar que tão importante quanto fazer o planejamento com o profissional é seguir, ao máximo, as recomendações passadas. Afinal, o bom resultado exige, antes de qualquer coisa, o seu comprometimento com a mudança de hábitos.

Gostou de saber que o seu plano de saúde cobre consulta à nutricionista? Então, compartilhe o conteúdo com outras pessoas para que elas também tenham acesso a essa informação!

MAIS NOTÍCIAS