Notícias


Dica de receita: deliciosa Paella Umami

Sugestão é da consultora do Comitê Umami, Hellen Maluly
11/05/2022 Race Comunicação – Foto: Divulgação

A doutora em Ciência dos Alimentos pela Unicamp e consultora do Comitê Umami, Hellen Maluly, apresenta uma saborosa receita.

A especialista explica que o umami é o quinto gosto básico do paladar humano e, ao utilizar ingredientes que contêm glutamato, é possível viver uma experiência ainda mais saborosa.

As diversas versões de paellas podem levar ingredientes umami como ervilha, tomates, frutos do mar e outras carnes. Na receita que indicaremos a seguir, adicionamos toques a mais de “umami” como a alga kombu, por exemplo.

“Para quem quer uma versão vegetariana, sugere-se a substituição dos frutos do mar e carnes por cogumelos variados. Não há como as mamães resistirem a essa explosão de sabores. Para quem deseja harmonizar, sucos ácidos, cervejas tipo Pale Ale ou mesmo uma Porter caem muito bem. Para vinhos, brancos tipo Chardonnay ou tintos tipo Tempranillo podem dar um toque muito agradável à combinação de temperos”, aconselha Hellen.

Agora é com você! Capriche nos detalhes da decoração, inclua elementos que sejam especiais para a sua mãe e saboreiem juntos!

PAELLA UMAMI

Tempo de preparo: 1h30 min Serve: 4 porções

INGREDIENTES

20 cm de alga kombu (8 g)
1 envelope de tempero em pó para paella (3g)
3 xícaras e meia (chá) de água (700 ml)
1 colher e meia (sopa) de óleo (22,5 ml)
100g de camarão-cinza médio limpo
100g de lula limpa cortada em anéis finos
1 cebola pequena picada (100g)
2 dentes de alho picados (10g)
1 xícara (chá) de arroz arbóreo cru (170g)
meia colher (chá) de sal (2,5g)
meia xícara (chá) de ervilha congelada (45g)
1 tomate pequeno, sem sementes, cortado em tiras finas (130g)
 
MODO DE PREPARO

Em uma panela média, coloque a alga, o tempero para paella e a água, e leve ao fogo médio até levantar fervura. Abaixe o fogo e deixe ferver por 10 minutos, ou até que o volume reduza para 2 xícaras e meia (chá) (500 ml). Retire do fogo, retire a alga e reserve.

Em uma outra panela média, coloque meia colher (sopa) do óleo e leve ao fogo médio para aquecer. Junte o camarão e a lula, e frite por 2 minutos, ou até dourarem levemente. Transfira para uma tigela e reserve aquecido.

Na mesma panela, coloque o óleo restante e leve ao fogo médio para aquecer. Junte a cebola e o alho, e refogue-os por 2 minutos, ou até que a cebola fique transparente. Adicione o arroz e misture até que fique completamente envolvido. Acrescente o sal, regue com o caldo reservado e cozinhe em fogo médio, com a panela semi tampada, por 15 minutos, ou até o arroz ficar “al dente”.

Acrescente o refogado de camarão e lula reservado, a ervilha, misture delicadamente, e espere aquecer.

Retire do fogo, decore com o tomate, e sirva imediatamente.

Dica: aproveite a alga utilizada nesta receita. Pique e utilize-a em sopas e cozidos.

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/gostoumami e instagram.com/ogostoumami.

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link. 
 
TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS