Notícias


Sondagem de Óticas da Fecomércio aponta que vendas on-line foram a estratégia para evitar queda na pandemia

No total, foram realizadas 385 entrevistas em todo o Estado com estabelecimentos do Simples Nacional
12/06/2021 Usine de Notícias – Foto: Pexels from Pixabay / Divulgação

A Fecomércio-RS divulga nesta quinta-feira, dia 10 de junho, sua Sondagem de Óticas. O seguimento, enquadrado como essencial, conseguiu se manter aberto durante todo o período em que permaneceram vigentes as legislações estaduais e municipais que determinavam o fechamento do comércio não-essencial.

Cadastre-se no nosso Grupo de Notícias do Whatsapp e receba novas informações todo o dia. Você receberá mensagens apenas da nossa redação. Clique neste link.

Para os estabelecimentos entrevistados, as perdas foram, como o esperado, menos intensas do que em outras atividades varejistas, sendo que 6,0% apontaram que tiveram aumento da receita média em relação ao período anterior à pandemia.

Entre os entrevistados, 53,5% implementaram medidas para tentar diminuir ou evitar a queda das vendas na pandemia. Entre as estratégias implementadas, destaque para as vendas online (34,5%), as promoções (25,2%) e o atendimento personalizado (9,2%). Sobre a dificuldade de reposição de estoques, 26,8% têm apresentados dificuldades pontuais, enquanto 8,1% têm apresentado dificuldades generalizadas.

A pesquisa também apurou como as empresas têm lidado com aumentos dos custos das mercadorias. As respostas evidenciaram que 50,9% têm sido repassados integralmente para os consumidores, enquanto 34,3% têm repassado parcialmente (reduzindo margens) e 14,8% não têm repassado os aumentos de custos enfrentados.

Sobre o futuro, a grande maioria tem uma perspectiva otimista para a evolução das vendas nos próximos seis meses: 63,4% esperam que melhorem um pouco e 19,2% esperam que melhorem muito.

Cadastre-se no nosso Grupo de Notícias do Whatsapp e receba novas informações todo o dia. Você receberá mensagens apenas da nossa redação. Clique neste link.

"A pandemia tem tido um impacto significativo sobre o comportamento dos consumidores e as pesquisas têm mostrado que uma parcela cada vez maior dos lojistas tem implementado medidas para se adaptar. Quanto mais rápido e efetivo é esse processo de adaptação menores são os efeitos negativos da pandemia sobre a receita das empresas", afirmou o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.

Sobre a Sondagem

A Fecomércio-RS realizou a rodada de entrevistas com o segmento de óticas durante os dias 27 de abril a 20 de maio de 2021. No total, foram realizadas 385 entrevistas em todo o Estado com estabelecimentos do Simples Nacional. Veja aqui a Sondagem completa.

MAIS NOTÍCIAS