Notícias


No Dia da Agricultura, pêssego é lembrado com destaque em Pelotas

Cadeia produtiva da fruta envolve o trabalho de 600 famílias da zona rural do Município
18/10/2019 Ascom Prefeitura de Pelotas / Tânia Magalhães – Foto: Couleur from Pixabay / Divulgação

Em 17 de outubro é celebrado o Dia da Agricultura. Em Pelotas, a área rural é formada por 1.457,26 quilômetros quadrados de terras – o que corresponde a 88,48% do total do Município.

O pêssego é a principal cultura, envolvendo a atividade de 600 famílias em três mil hectares, com produção de 30 a 40 milhões de quilos por ano. O secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, salienta que a agricultura é área mais importante do Estado.

“O setor é responsável por mais de 40% do Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho. Isso quer dizer que gera a maior parte das riquezas do Rio Grande do Sul. Além disso, o setor primário desempenha fundamental papel social, oportunizando número expressivo de postos de trabalho, por meio da geração de empregos”.

O município de Pelotas detém a posição de maior produtor de pêssego em calda do País e conta com expansão da área cultivada com variedades de mesa, para consumo in natura.

Para valorizar o produtor, popularizar o consumo e facilitar a comercialização da fruta, o Poder Público realiza a Quinzena do Pêssego, cujo ponto alto é a Abertura Oficial da Colheita.

A 6ª Quinzena do Pêssego ocorrerá entre os dias 23 de novembro e 7 de dezembro, com feiras fixas e itinerantes em diversos pontos da cidade. No período, restaurantes parceiros incluem no cardápio pratos com pêssego, promovendo ainda mais a fruta e a vocação produtiva de Pelotas.

Abertura

No dia 1º de dezembro, no salão Indústria Show, no Rincão da Caneleira, 7º distrito, Quilombo, será a Abertura da Colheita. Para o evento, está sendo elaborada ampla programação. A rainha do pêssego, Helen Strelow Kanabach, e a princesa Jade Lima da Silva já estão divulgando a festa.

O secretário Jair Seidel comenta que uma das metas da SDR é a ampliação da área cultivada com variedades de mesa. Trata-se de um meio de aumento de renda ao produtor e de valorização da atividade. O pêssego in natura é comercializado diretamente ao consumidor durante as feiras, remunerando de forma mais justa o produtor.

MAIS NOTÍCIAS