Notícias


Dia do Bota Fora retira 16 cargas de lixo do Navegantes II, em Pelotas

Nesta quarta, entulhos – incluindo móveis e galhos – foram recolhidos por equipes da Prefeitura
11/10/2019 Ascom Prefeitura de Pelotas / Kímberlly Kappenberg - Fotos: Igor Sabral
Anterior Próximo

O Navegantes II foi o primeiro bairro a receber o Dia do Bota Fora. Na quarta-feira, dia 9 de outubro de 2019, equipes da Prefeitura percorreram todas as ruas da região e recolheram mais de 16 cargas de lixo, incluindo, principalmente, móveis e galhos.

Desde 8h, cerca de 50 colaboradores da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) atuaram no Navegantes II, retirando das vias o material descartado.

O bairro também recebeu os esforços concentrados da Coordenadoria de Serviços e Ações Comunitárias (Cosac) Porto, com roçado e varrição, além da limpeza promovida pelo Bota Fora.

A iniciativa recebeu a aprovação dos moradores. A comerciante Noeli Santos argumenta que os serviços de limpeza melhoram o aspecto do bairro e são benéficos à saúde.

“As pessoas jogam muita coisa fora e no lugar errado. Quando chove, o lixo entope os canais e alaga tudo. Achei muito legal essa ideia 'pra' ajudar a resolver esse problema”, disse.

O Dia do Bota Fora é uma forma de estimular o descarte correto de lixo e resíduos que não podem ser destinados à coleta seletiva. Ele foi instituído por meio da lei municipal nº 6.193/2019, proposta pelo vereador Reinaldo Elias (PTB), morador do Navegantes que acompanhou sua execução nesta quarta.

A ideia surgiu, conforme o parlamentar, a partir de experiências semelhantes registradas em outros municípios gaúchos, a exemplo de Rio Grande e Porto Alegre.

Conforme a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura, deverá ocorrer mensalmente, em diferentes regiões da cidade, junto com os mutirões promovidos pela Prefeitura. Um cronograma será divulgado em breve.

MAIS NOTÍCIAS