Notícias


Deputado Edson Brum defende urgência no aumento do preço do fumo para o produtor

Inúmeras famílias abandonarão o tabaco em todas regiões porque não há mais a garantia de preço justo”, lamentou
23/07/2020 Melissa Bulegon / Assessora de Imprensa – Foto: Carmen Schuck

Na audiência pública desta quinta-feira, dia 23 de julho de 2020, que tratou sobre a política do preço do fumo e o cenário da fumicultura, o deputado estadual Edson Brum (MDB) defendeu a urgência de um preço justo para o produtor.

O debate - promovido virtualmente pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa – foi proposto pelo deputado Elton Weber (PSB) e contou com o apoio do emedebista.

De acordo com Brum, muitos produtores têm relatado que irão abandonar a cultura do fumo por causa das atuais condições. “Estou no 5º mandato na Assembleia e desde o 1º ano atuo na defesa do produtor de fumo, que nunca sofreu tanto quanto neste ano. Inúmeras famílias abandonarão o tabaco em todas regiões porque não há mais a garantia de preço justo”, lamentou.

O deputado salientou novamente em sua manifestação que a conta apresentada pelos representantes das indústrias não fecha. “O dólar subiu absurdamente de 2019 para cá. Os insumos também aumentaram muito e o preço do fumo, não. Vamos ter que voltar para a sala de aula para assistir aula de matemática. Se subiu o dólar, tem como repassar um pouco para o produtor”, considerou.

Além disso, Brum denunciou que está ocorrendo achatamento para o produtor, que estão abandonando a atividade, que é legalizada e tem um papel social fundamental. “Esta conta precisa voltar a fechar porque sem os agricultores não têm a indústria e sem a indústria não tem os agricultores”, disparou.

Brum solicitou ainda que espera exista bom senso por parte da indústria para que possa ser oferecido um bom preço aos fumicultores. “Desta forma, serão mantidas as famílias trabalhando no campo, reforçando todas as partes envolvidas desta cadeia produtiva, tão importante para a economia de nosso Estado e nosso País”, completou.

MAIS NOTÍCIAS