Notícias


Setembro Dourado é aprovado pelos Deputados, na Assembleia Legislativa do RS

Mês dedicado à conscientização sobre o câncer infanto-juvenil
10/09/2019 Por Ascom ALRS – Foto: Divulgação

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou, na tarde da terça-feira, dia 10 de setembro de 2019, onze das treze proposições que constavam na Ordem do Dia da sessão. Todas as matérias aprovadas são de origem de parlamentares ou de comissão especial.

Um dos projetos aprovado, por unanimidade, foi o PL 358 2019, do deputado Tenente-coronel Zucco (PSL), que institui o Setembro Dourado, mês dedicado a conscientização sobre o câncer infanto-juvenil. 

Na tribuna, o proponente destacou a presença dos voluntários do Instituto do Câncer Infantil nas tribunas do plenário. Zucco explicou que o objetivo é sensibilizar a sociedade, fazendo com que pais e educadores consigam identificar precocemente os sintomas da doença.

Dr. Thiago Duarte (DEM) foi à tribuna para saudar a iniciativa de Zucco. Ele lembrou que em 35% dos municípios gaúchos a principal causa de morte é o câncer, mas não há estatísticas seguras em relação ao número de casos de câncer infantil no RS. 

O parlamentar informou que, segundo a literatura, acredita-se que há entre 1.200 e 1.300 casos ao ano e que a capacidade instalada em hospitais específicos para câncer é de mais de 2 mil vagas. "Mas infelizmente, muitas vezes, ainda se tarda a iniciar o tratamento do câncer das nossas crianças", lamentou.

Pepe Vargas (PT), em nome de sua bancada, parabenizou Zucco pela proposição do projeto. Disse que, como médico, defende que ações de conscientização e de prevenção, como a proposta, sejam sempre colocadas como prioridades nas políticas públicas.

Ainda Ernani Polo (PP), Zé Nunes (PT) e Sofia Cavedon (PT) foram à tribuna manifestar seu voto favorável ao projeto e elogiar a iniciativa de Zucco. 

MAIS NOTÍCIAS