Notícias


Encruzilhada do Sul declara situação de emergência após chuvas afetarem cerca de 650 famílias

Uma casa foi condenada e precisará ser demolida e o morador foi encaminhado para local seguro
01/05/2024 Notório Estratégia & Reputação | Taís Dihl – Foto: Divulgação

O município de Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo, decreta situação de emergência nesta quinta-feira, 2 de maio, em função das fortes chuvas que atingem o Estado desde a última segunda-feira.


Dados apurados pela Defesa Civil apontam que um total de 650 famílias foram atingidas direta ou indiretamente pela situação climática, mas já em segurança.


Ao menos três foram desalojadas e realocadas em casas de parentes ou através de aluguel social. Uma casa foi condenada e precisará ser demolida. O morador, que residia sozinho, já foi encaminhado para local seguro.


Com a suspensão de aulas nas escolas do Interior e do transporte escolar, até sexta-feira (3), 430 famílias foram afetadas. Em função da força das águas, bueiros transbordaram, ruas foram interrompidas e estradas locais ficaram sem acesso.


O ginásio municipal segue pronto para receber a população caso seja necessário. O coordenador da Defesa Civil, Gilson Soares, informa que os prejuízos com infraestrutura, perda de residências e drenagem já chega a R$ 2,5 milhões, conforme levantamento da Secretaria de Cidadania e Inclusão Social.


O Prefeito Benito Paschoal determinou a criação de um comitê de crise formado por todas as secretarias com o propósito de enfrentar a situação e agilizar os laudos para decretar a situação de emergência.


O prefeito alerta que as estradas estão colapsadas, o chão encharcado e a previsão é de muita chuva até o final da semana. “Peço que os moradores se desloquem apenas quando necessário. Esse é um momento de cautela, de ficar em casa.”




Para conferir as últimas notícias, acesse aquiSiga o site Portal de Camaquã, nas redes sociais:  

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.



MAIS NOTÍCIAS