Notícias


Polícia Federal deflagra ação contra o tráfico internacional de drogas por meio do Porto de Rio Grande

Grupo era especializado em enviar cocaína nas caixas de mar de navios de carga
16/04/2024 Comunicação Social da Polícia Federal em Rio Grande – Foto: Divulgação
Anterior Próximo

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira, dia 16 de abril de 2024, a Operação Escafandria, com o objetivo de desarticular organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas pela via marítima, por meio do Porto de Rio Grande.

Policiais federais, com o apoio da Receita Federal, da Marinha e da Brigada Militar, cumprem 12 mandados de prisão preventiva e 26 de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Paraná.

As ações também contam com a cooperação policial internacional, com a participação da Europol e da Polícia da Alemanha para o cumprimento de um mandado de prisão no exterior.

A investigação iniciou em 2022 após o recebimento de informações de que um grupo com integrantes da cidade de Rio Grande e dos estados de Santa Catarina e Paraná estaria realizando atividades relacionadas ao tráfico de drogas a partir do Porto de Rio Grande.

Após diligências e levantamentos realizados, a Polícia Federal verificou que o grupo enviava cocaína para outros países, utilizando mergulhadores para esconder a droga na caixa de mar das embarcações

Uma carga de 198 kg de cocaína enviada pelo grupo foi apreendida pela Guardia Civil da Espanha, no Porto de Las Palmas, em agosto de 2023, em um navio que havia partido do Porto de Rio Grande.

Mandados expedidos:

Rio Grande/RS: 20 MBA, 5 MPP

Florianópolis/SC: 1 MBA, 1 MPP

Curitiba/PR: 1 MBA, 1 MPP

Paranaguá/PR: 3 MBA, 3 MPP

Fazenda Rio Grande/PR: 1 MBA, 1 MPP

Bremerhaven/Alemanha: 1 MPP


Para conferir as últimas notícias, acesse aquiSiga o site Portal de Camaquã, nas redes sociais:  

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.



MAIS NOTÍCIAS