Notícias


Jacaré-de-papo-amarelo é resgatado, às margens da BR 285, pela PATRAM de São Borja

Depois de atendimento médico veterinário, retornou ao habitat natural
21/03/2024 Comunicação Social CABM – Foto: Sd Denise

Na quarta-feira, dia 20 de março de 2024, a PATRAM de São Borja, em atendimento a solicitação da Sala de Operações do 2º BPAF, realizou o resgate um jacaré-de-papo-amarelo, da espécie Caiman latirostris, que segundo caminhoneiros, estava às margens da BR 285 – no acesso à Ponte Internacional da Integração.


A ROCAM do 2º BPAF, efetuou o controle do trânsito para que o réptil fosse resgatado em segurança e encaminhado para atendimento médico veterinário.


O animal foi medicamento e passou por procedimento de retirada de alguns espinhos, possivelmente de ouriços. Como apresentava condições de retornar a natureza, foi inserido em seu habitat natural.


Os jacarés-de-papo-amarelo fazem parte da lista de animais ameaçados de extinção do IBAMA. Isso se deve, principalmente, pela destruição de seu habitat e à poluição dos rios.


São animais ecologicamente importantes, pois fazem o controle biológico de outras espécies de animais, pois se alimentam dos animais mais velhos e fracos que não conseguem escapar de seu ataque. Além disso, suas fezes servem de alimento a peixes e outros seres vivos aquáticos.


É muito importante destacar que não se deve tentar fazer o resgate desses animais por conta própria, já que a manipulação desses bichos deve ser feita apenas por pessoas treinadas e com os instrumentos específicos.


Caso você localize algum animal silvestre, entre em contato com a Brigada Militar ou o Corpo de Bombeiros.




Para conferir as últimas notícias, acesse aquiSiga o site Portal de Camaquã, nas redes sociais:  

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.



MAIS NOTÍCIAS