Notícias


Homem é detido, em Vacaria, pela Brigada Militar, após ser flagrada a criação ilegal de pássaros silvestres

Foi apreendido alçapão, utilizado para a captura de pássaros diretamente da natureza
16/03/2024 Comunicação Social 3º BABM – Foto: 3º BABM | Vacaria

Na última quarta-feira, dia 13 de março de 2024, a Brigada Militar, através do 3º Batalhão Ambienta (BABM) e do 10° Batalhão de Polícia Militar (BPM), flagrou pássaros silvestres mantidos em cativeiro, na cidade de Vacaria.


Após receber uma denúncia anônima, através do 190, as equipes do 3º BABM e 10° BPM flagraram, em uma residência, pássaros de espécies nativas, mantidos em gaiolas. Ao indagar o proprietário acerca das aves, este informou que não possuía o cadastro junto ao IBAMA (relação de passeriformes) para a criação amadora das aves.


Ainda, os policiais militares encontraram uma gaiola contendo alçapão e um outro alçapão avulso, armadilhas que são utilizadas para a captura de pássaros diretamente da natureza.


Diante dos fatos, o homem foi detido, sendo lavrado um Termo Circunstanciado, conforme o art. 29 da Lei 9.605/98 - Lei dos Crimes Ambientais.


O homem responderá processo criminal e, através do Auto de Constatação, o Departamento de Fauna da SEMA-RS será informado para a emissão de Auto de Infração e multa.


Foram encontrados no local 02 (dois) pássaros da espécie Saltator similis (Trinca-ferro), 02 (dois) Cyanocompsa brissonii (Azulão), 03 (três) Sicalis flaveola (Canário-da-terra).




Para conferir as últimas notícias, acesse aquiSiga o site Portal de Camaquã, nas redes sociais:  

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.



MAIS NOTÍCIAS