Notícias


Os desafios do Brasil em ano eleitoral é tema da edição 2024 do Giro Pelo Rio Grande

A primeira cidade a receber o evento será Gramado, no dia 15 de abril, às 19h no Hotel Laghetto Siena
16/03/2024 Usine de Notícias – Foto: Divulgação

2024: ano de eleições municipais. Com o tema "Desafios do Brasil em um ano eleitoral", o Giro Pelo Rio Grande, evento promovido pela Fecomércio-RS, coloca em debate os rumos que as cidades brasileiras podem tomar com o processo das urnas e o que deve pautar os debates entre os candidatos. Como em todas as edições anteriores, o objetivo é apresentar os posicionamentos da entidade frente à realidade do Estado e debater com a sociedade gaúcha formas de melhorar o Brasil e o Rio Grande do Sul.


Este ano, a primeira cidade a receber o evento será Gramado, no dia 15 de abril, às 19h no Hotel Laghetto Siena (Avenida das Hortênsias, 30000 - Vila Suiça).


O economista e ex-ministro de Minas e Energia no governo de Jair Bolsonaro, Adolfo Sachsida e o cientista político, Fernando Schuler, serão os painelistas, mediados pelo economista e gerente de Relações Governamentais da Federação, Lucas Schifino.    


Saiba mais sobre os painelistas:


Adolfo Sachsida 


Adolfo Sachsida possui doutorado em Economia pela Universidade de Brasília (2000), e pós-doutorado na Universidade do Alabama (2005). Também é advogado. Foi ministro de Minas e Energia no período maio a dezembro de 2022 e secretário de Política Econômica, no Ministério da Economia, no período janeiro de 2019 a abril de 2022, no governo de Jair Bolsonaro. Tem experiência nas áreas de macroeconomia, política econômica, política energética e política mineral.

Fernando Schüler


Fernando Schüler é Doutor em Filosofia e Mestre em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com Pós-Doutorado pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque. É Professor e pesquisador no Insper. É Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e Especialista em Gestão Cultural e Cooperação Ibero-americana pela Universidade de Barcelona (UB). Foi Secretário de Estado da Justiça e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, Diretor Geral do Ibmec, no Rio de Janeiro, e Diretor da Fundação Iberê Camargo. É colunista da Revista Veja, do Grupo Bandeirantes de Comunicação e também criador e curador do Projeto Fronteiras do Pensamento.  


Abaixo, as cidades por onde o Giro Pelo Rio Grande passará e as respectivas datas: 


15/04 Gramado


08/05 Rio Grande


23/07 Santana do Livramento


06/08 Novo Hamburgo


10/09 Santa Cruz do Sul


22/10 Erechim



MAIS NOTÍCIAS