Notícias


3 exercícios para aprender a lidar com a ansiedade na adolescência

Mudanças podem afetar o humor e o equilíbrio emocional
14/03/2024 Foto: Freepik / Divulgação

A ansiedade na adolescência pode ser desafiadora, mas existem várias técnicas e exercícios que podem ajudar a lidar com ela. O que causa a ansiedade na adolescência?


A ansiedade na adolescência pode ser causada por uma variedade de fatores, que podem variar de pessoa para pessoa. Alguns dos principais fatores que contribuem para a ansiedade durante a adolescência incluem:


» Mudanças Físicas e Hormonais: Durante a adolescência, o corpo passa por mudanças físicas significativas devido à puberdade, o que pode causar flutuações hormonais. Essas mudanças podem afetar o humor e o equilíbrio emocional, contribuindo para sentimentos de ansiedade.


» Pressões Acadêmicas: À medida que os adolescentes avançam nos estudos, as expectativas acadêmicas podem aumentar, especialmente durante períodos de exames finais ou preparação para ingresso na faculdade. O medo do fracasso, o perfeccionismo e a pressão dos pais e professores podem causar ansiedade.


» Pressões Sociais: Durante a adolescência, os adolescentes estão desenvolvendo sua identidade e navegando nas relações sociais. A pressão para se encaixar, a preocupação com a aceitação dos pares, o medo de ser julgado ou rejeitado podem contribuir para a ansiedade social.


» Transições e Mudanças: A adolescência é um período de transição marcado por mudanças significativas na vida, como mudanças de escola, mudanças na família (como divórcio dos pais), mudanças no círculo de amigos e a transição para a vida adulta. Essas mudanças podem ser estressantes e desencadear ansiedade.


» Traumas Passados ou Experiências Negativas: Experiências traumáticas ou negativas no passado, como bullying, abuso, perda de entes queridos ou eventos estressantes, podem deixar marcas emocionais e contribuir para a ansiedade na adolescência.


» Genética e Fatores Biológicos: Algumas pesquisas sugerem que a predisposição genética e desequilíbrios químicos no cérebro podem desempenhar um papel no desenvolvimento da ansiedade na adolescência.


» Estresse Cotidiano: Os adolescentes enfrentam estresse diário em várias áreas de suas vidas, como pressões acadêmicas, conflitos familiares, preocupações sobre o futuro, entre outros, que podem contribuir para a ansiedade.


Aqui estão três sugestões de exercícios que podem ser úteis:


1 - Respiração Profunda e Relaxamento Muscular Progressivo:


» Encontre um lugar tranquilo onde você possa sentar ou deitar confortavelmente.


» Comece a respirar profundamente, inspirando pelo nariz e expirando pela boca.


» Enquanto respira, concentre-se em relaxar cada parte do seu corpo, começando pelos pés e subindo até a cabeça.


» À medida que relaxa cada parte, imagine a tensão sendo liberada e substituída por uma sensação de calma e relaxamento.


2 - Atenção Plena (Mindfulness):


» Reserve alguns minutos do seu dia para praticar a atenção plena. Isso pode ser feito sentado em silêncio, prestando atenção à sua respiração ou aos sons ao seu redor.


» Observe seus pensamentos e emoções à medida que surgem, sem julgá-los ou se prender a eles. Deixe-os passar como nuvens no céu.


» Concentre-se no momento presente, usando seus sentidos para se conectar com o ambiente ao seu redor. Isso pode ajudar a reduzir a preocupação com o futuro e a ruminação sobre o passado.


3 - Escrita Terapêutica:


» Reserve um tempo para escrever em um diário sobre seus sentimentos, preocupações e pensamentos.


» Escreva livremente, sem se preocupar com gramática ou coesão. Deixe seus pensamentos fluírem.


» Ao expressar seus sentimentos por escrito, você pode ganhar uma nova perspectiva sobre suas preocupações e emoções, além de liberar tensões emocionais.

Lembre-se de que a prática regular desses exercícios pode ajudar a reduzir a ansiedade ao longo do tempo, mas é importante ser gentil consigo mesmo e não esperar resultados imediatos. Se a ansiedade persistir ou interferir significativamente em sua vida diária, considere procurar ajuda de um profissional de saúde mental qualificado.


Para conferir as últimas notícias, acesse aquiSiga o site Portal de Camaquã, nas redes sociais:  

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.



MAIS NOTÍCIAS