Notícias


Diagnóstico por exame genético: Hospital Moinhos de Vento fecha parceria Laboratório Life Genomics

Ferramentas que auxiliam na prevenção, possibilitando um manejo mais eficiente para determinados pacientes
13/03/2024 Critério - Foto: Divulgação

A medicina preditiva tem se tornado cada vez mais presente, ajudando a identificar com antecedência possíveis doenças, ou mesmo a propensão a tê-las, como o caso do câncer. Exames genéticos são exemplo de ferramentas que auxiliam na prevenção, possibilitando um manejo mais eficiente para determinados pacientes.


Muitas vezes encontrados apenas nas capitais ou em maiores cidades, esses exames terão maior oferta no interior do Rio Grande do Sul, com uma parceria firmada entre o Hospital Moinhos de Vento e o Laboratório Life Genomics.


A parceria possibilitará que pacientes do interior não precisem se deslocar grandes distâncias para ter acesso aos exames. Isso também está em linha com a expansão da telemedicina”, esclarece Francine Hehn de Oliveira, patologista e coordenadora médica do laboratório de Genética e Biologia Molecular do Hospital Moinhos.


O atendimento à distância vem se consolidando e facilitando o acesso a serviços médicos em lugares mais afastados dos grandes centros. A especialista ainda explica que, mesmo com o avanço da tecnologia na realização desses exames, o acompanhamento médico é fundamental para a interpretação correta dos resultados e a escolha do tratamento adequado.


O Hospital Moinhos de Vento vem expandindo a área de medicina preditiva com exames genéticos, principalmente na Oncologia. Ainda em 2024, o Hospital oferecerá painéis de Cardiologia e Neurologia, para a prevenção do risco de morte súbita, arritmias cardíacas hereditárias, doença de Alzheimer e Parkinson.


A parceria também atenderá algumas cidades de Santa Catarina. “Teremos geneticistas trabalhando nos laboratórios de genética e oncogenética, que poderão atender pacientes de diversas regiões”, destaca Francine.




Para conferir as últimas notícias, acesse aquiSiga o site Portal de Camaquã, nas redes sociais:  

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.



MAIS NOTÍCIAS