Notícias


Prefeitura de Santa Vitória do Palmar adquire castramóvel, adquirido com apoio de emenda parlamentar

Iniciativa para controle populacional de cães e gatos pretende atingir mais 400 animais em 2024
09/03/2024 Comunicação da Notório Estratégia e Reputação - Fotos: Prefeitura de Santa Vitória do Palmar/Divulgação

A Prefeitura de Santa Vitória do Palmar vem trabalhando no bem-estar animal e no controle populacional de cães e gatos. Em torno de quatro mil animais já foram esterilizados e, até o final do ano, a estimativa é realizar mais 400 intervenções em fêmeas - conforme orientação de especialistas. Para garantir a efetividade do trabalho, a administração ganhou o reforço de um castramóvel, adquirido com apoio de emenda parlamentar.


A aquisição não apenas demonstra o nosso comprometimento com a saúde e o bem-estar dos bichinhos, mas também destaca a importância de práticas sustentáveis para o equilíbrio ambiental e social da comunidade”, esclarece o prefeito, Wellington Bacelo.


A unidade móvel especialmente equipada para realizar cirurgias de castração em cães e gatos será uma aliada no controle populacional de animais na cidade. “O controle populacional contribui significativamente para a redução de zoonoses, como a raiva e a leptospirose, protegendo tanto os animais quanto os residentes locais. A iniciativa não apenas coloca o município na vanguarda do bem-estar animal, mas também serve como um exemplo inspirador para outras comunidades que enfrentam problemas semelhantes”, esclarece o diretor da Vigilância em Saúde, Edres Giovani Plá Rodrigues.


A estimativa é de que ainda esse mês chegue à cidade um segundo castramóvel, nos mesmos moldes, incrementando os serviços prestados no município. O cadastro acontece no 1º dia útil de cada mês, na Vigilância Sanitária, que fica na rua Mirapalhete nº 1236 , a partir das 7h30. Para cadastrar o pet, é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de registro no Cadastro Único (Cad Único). Cada família tem direito a uma castração por mês.


Desde 2017, o prefeito Wellington Bacelo vem trabalhando no controle populacional responsável de cães e gatos com a implementação de um programa de castrações de cães machos e fêmeas. Por orientação de especialistas no assunto, o município passou a castrar apenas cadelas, estendendo o atendimento a gatas.




Para conferir as últimas notícias, acesse aquiSiga o site Portal de Camaquã, nas redes sociais:  

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.



MAIS NOTÍCIAS