Notícias


Possibilidades de descontos facilitam ingresso em faculdade particular

Estudo revela que 58,6% dos estudantes fazem o Enem pensando em reduzir os valores das mensalidades. Conheça outras alternativas.
07/03/2024 Foto: Freepik

Para muitas pessoas, cursar uma faculdade particular pode parecer um sonho fora do alcance. O custo de mensalidades, materiais e as outras despesas necessárias para estudar estão fora da realidade de boa parte dos brasileiros. No entanto, há possibilidades de desconto que tornam o acesso ao ensino superior uma realidade alcançável. Conhecê-las é o primeiro passo para quem deseja realizar o sonho da graduação.


Pesquisa conduzida com, aproximadamente, 800 estudantes brasileiros revelou que 58,6% deles realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como uma forma de pagar menos em faculdades particulares. O objetivo é usar a nota no Enem para desconto nas instituições. Os dados foram coletados pela consultoria Educa Insights com alunos que, em sua maioria, frequentaram escolas públicas.


Há faculdades que oferecem descontos de até 100%, geralmente concedidos aos alunos que conquistaram pontuação superior a 750. O diretor da Educa Insights, Daniel Infante, explica que a prática é comum e quanto mais alta a nota obtida, maior o desconto concedido.


As instituições justificam a estratégia com o argumento que os alunos com melhor desempenho no Enem tendem a ter uma taxa de evasão menor. O levantamento revelou, ainda, que 13,2% dos estudantes utilizam a nota do exame para obter bolsas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), enquanto 10,2% a utilizam para conseguir financiamento estudantil pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Como conseguir o desconto com a nota do Enem?

Para conseguir o desconto com a nota do Enem, o estudante deve verificar se a faculdade de seu interesse participa do programa e qual é o percentual oferecido. Cada instituição tem seus próprios critérios e condições para conceder o benefício, que podem variar de acordo com o curso, o turno, a modalidade e a localidade.


Quem deseja realizar a matrícula em Psicologia, por exemplo, deve pesquisar se a instituição que oferece o curso participa do programa de desconto com a nota do Enem. Em geral, as informações são divulgadas no site institucional e canais de atendimento. Também é possível consultar o portal e-MEC, do Ministério da Educação (MEC), dedicado à regulação do ensino superior no Brasil.


Também há outras possibilidades de ingressar em faculdades particulares com o Enem sem pagar o valor completo da mensalidade. O ProUni é uma das formas mais populares, que oferece bolsas de estudo integrais e parciais.


Para participar, o estudante precisa ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das provas e não ter zerado a redação. Também deve ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição de ensino privada com bolsa integral e ter renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio, para obter bolsas integrais, e de até três salários mínimos para bolsas parciais.


O Fies é outro benefício do governo que concede crédito subsidiado para estudantes que buscam financiar as mensalidades universitárias. Para se candidatar, o aluno também deve ter tido um bom desempenho no Enem, além de atender aos requisitos de renda estabelecidos pelo MEC.


Desde 2018, o Fies oferece juros zero para aqueles com maior necessidade financeira e conta com uma escala de financiamento que se ajusta à renda familiar do candidato. Uma vantagem do programa é que o estudante só começará a quitar as parcelas do financiamento após formado, respeitando seu limite de renda.

Outras possibilidades

Os programas do governo que usam a nota do Enem são boas opções, mas existem outras formas de conseguir descontos nas mensalidades das faculdades particulares. Um jovem que sonha em se matricular em Odontologia, por exemplo, pode conseguir uma bolsa de estudos oferecida pela própria instituição.


A oferta de bolsas costuma seguir critérios como situação socioeconômica, desempenho na escola ou em provas realizadas pela instituição de ensino ou outras organizações. O site Quero Bolsa, por exemplo, realiza um concurso anual que concede bolsas de estudo de até 100%.

O concurso chamado “Vestibular Premiado” ocorre de forma on-line e conta com 20 questões de matemática, 20 de língua portuguesa e uma redação no modelo dissertativo-argumentativo. Os primeiros colocados ganham uma bolsa de estudos 100%, válida para qualquer curso. 

MAIS NOTÍCIAS