Notícias


234 kg de fios de energia elétrica são apreendidos pela força-tarefa Fios e Cabos, em Rio Grande

Ação faz parte do encerramento da Operação Verão Total e fiscalizou cinco empresas de reciclagens
01/03/2024 Texto: Anelize Sampaio/SSP - Foto: Divulgação/SSP

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) realizou a 31ª edição da Operação Fios e Cabos, no município de Rio Grande. A ação realizada na quinta-feira, dia 29 de fevereiro de 2024, visa combater o comércio ilegal e apreender materiais sem procedência.


Com a atuação em cinco locais nos bairros Vila dos Anjos, Castelo Branco, Marluz, Vila São Miguel e Getúlio Vargas, foram apreendidos 234 kg de fios de concessionária de energia elétrica duas empresas de reciclagem.


Em uma empresa de foi localizada uma placa, a qual constava como furtada/roubada, sendo encaminhada à delegacia para o registro de ocorrência policial.


O local teve notificações administrativas e ambientais, e resultou na a condução do proprietário à delegacia para prestar esclarecimentos. Em outra empresa também foram localizados fios de concessionária elétrica e houve a condução do gerente à delegacia.


A fiscalização no município fez parte das ações de encerramento da Operação Verão Total, na qual as forças de segurança uniram esforços para garantir um período seguro e tranquilo no Litoral Norte e Sul. “Encerramos a nossa atuação em Rio Grande, com o objetivo de conter os furtos na rede elétrica durante a alta temporada.


Para solucionarmos o problema, trabalhamos com ações fiscalizatórias com foco na averiguação dos materiais em parceria com os técnicos de telefonia e de energia. As empresas que são autuadas, geralmente, não repetem esta receptação do cobre sem procedência, pois os proprietários podem ser presos em flagrante e notificados. Com a ajuda de denúncias vamos quebrar o ciclo de furtos nas vias públicas”, destaca coordenador da operação, tenente-coronel Jeferson Eroni.


Participaram desta edição da operação 41 servidores oriundos da SSP, da Brigada Militar (BM), da Polícia Civil (PC), do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), TIM e CEEE Equatorial. Para auxiliar na redução de crimes e agilizar a atuação dos órgãos de segurança, a SSP reforça a importância do recebimento de denúncias anônimas por meio do Disque-Denúncia 181 e pela versão digital desse canal, no site da secretaria (https://ssp.rs.gov.br/denuncia-digital). Em ambos os casos, o anonimato é garantido.


Balanço da Operação Fios e Cabos durante a Operação Verão Total 2023/2024


A Força-Tarefa Fios e Cabos é uma ação permanente que atuou durante a Operação Verão Total 2023/2024. Durante este período, foram realizadas oito edições no Litoral Norte e Sul, nos municípios de Imbé, Pinhal, Cidreira, Tramandaí, Quintão, Camaquã e Pelotas. Foram fiscalizados 40 estabelecimentos, resultando em sete prisões e apreensão de 589 kg de fios e de cabos.


Em 2023, foram realizadas 11 operações em oito municípios do estado, no qual foram fiscalizados 56 estabelecimentos com o resultado de 13 prisões, 22 notificações, 17 termos circunstanciados e 8 toneladas de fios e cabos apreendidos.



MAIS NOTÍCIAS