Notícias


Menino de 3 anos, diagnosticado com a doença neuroblastoma, fará uso de medicamento de R$ 1,78 milhão

PRF realizou a escolta de medicamento para tratamento de câncer, de Teutônia até a Santa Casa de Porto Alegre
27/02/2024 Ascom PRF – Foto: Divulgação

Na manhã desta terça-feira, dia 27 de fevereiro de 2024, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a escolta de um medicamento do município de Teutônia/RS até a Santa Casa de Porto Alegre.

O paciente que receberá o medicamento é o pequeno Teodoro, que completará 3 anos de idade em março. Ele foi diagnosticado com a doença neuroblastoma em estágio 4 e irá realizar uma cirurgia na quarta-feira. Posteriormente, fará uso do medicamento Garziba, que custa cerca de R$ 1.780.000,00.

Diante do alto valor do medicamento, bem como da necessidade de transportá-lo com rapidez e segurança, a equipe da PRF atendeu ao pedido dos pais da criança e realizou a escolta de Teutônia até a Santa Casa de Porto Alegre.


Sobre a doença


O neuroblastoma é um tipo de câncer que se desenvolve a partir de células imaturas do sistema nervoso simpático, que é parte do sistema nervoso autônomo. Geralmente afeta crianças pequenas, principalmente abaixo dos 5 anos de idade, embora possa ocorrer em crianças mais velhas e, em casos raros, em adultos.


Esse tipo de câncer geralmente se origina nas glândulas adrenais, localizadas acima dos rins, mas também pode se desenvolver em outras áreas do corpo onde as células do sistema nervoso simpático estão presentes, como o abdômen, tórax, pescoço e medula óssea.


Os sintomas do neuroblastoma podem variar dependendo do local e do estágio da doença, mas podem incluir um nódulo ou massa abdominal, dor óssea, perda de peso, febre, fadiga, irritabilidade e alterações no movimento ocular.


O diagnóstico geralmente envolve uma combinação de exames de imagem, como ultrassonografia, tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM), juntamente com biópsia para análise das células tumorais.


O tratamento do neuroblastoma geralmente envolve uma combinação de cirurgia para remover o tumor, quimioterapia, radioterapia, terapia com anticorpos e outras terapias direcionadas.


O prognóstico e as opções de tratamento dependem de vários fatores, incluindo a idade da criança, o estágio da doença, o tipo de células tumorais e a resposta ao tratamento.




Para conferir as últimas notícias, acesse aquiSiga o site Portal de Camaquã, nas redes sociais:  

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.



MAIS NOTÍCIAS