Notícias


Adida Aduaneira da Alemanha vem ao RS conhecer tecnologia desenvolvida pela Receita Federal

Sistema desenvolvido em Porto Alegre utiliza realidade virtual nos treinamentos aduaneiro
26/02/2024 Comunicação Institucional RFB – Foto: Divulgação
Anterior Próximo

A Receita Federal recebeu na manhã da quinta, dia 22 de fevereiro, a adida aduaneira da Alemanha interessada em conhecer o sistema de treinamento aduaneiro desenvolvido e aplicado na Receita Federal no Rio Grande do Sul.


A adida alemã, Stephanie Schult, veio conhecer e experimentar, na prática, o sistema de treinamentos aduaneiros desenvolvido pelo Núcleo de Estudos em Realidade Virtual da Receita Federal (NERV) com o apoio da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho (Direp).


A comitiva contou ainda com a coordenadora nacional da área aduaneira de repressão da Receita Federal, Karen Yonamine Fujimoto, e do assistente da Subsecretaria de Administração Aduaneira, Fabiano Blonski, que, além de acompanhar os visitantes estrangeiros, vieram conhecer a aplicação do trabalho desenvolvido e discutir as formas de expansão do projeto para o restante do país.


O sistema desenvolvido cria um ambiente virtual para simular situações de abordagens no ambiente aduaneiro. O treinamento ocorre em grupos que, utilizando óculos de realidade virtual, conseguem interagir no mesmo cenário e criar diversas possibilidades de desenvolvimento das abordagens.


A prática fica toda gravada em um sistema, o que permite uma análise tática de cada integrante em momento posterior, bem como apontamento de novas possibilidades de desfecho.


Na reunião de ontem, após a apresentação do projeto, os visitantes foram convidados a experimentar o uso dos simuladores no treinamento prático. Além de conhecer as práticas de treinamento, a comitiva foi conhecer a estrutura aduaneira no estado, passando pelo Porto de Rio Grande com demonstração de abordagens náuticas (dia 20/02); na Aduana do Aeroporto de Porto Alegre, com simulação de apreensão de drogas pelos agentes caninos (K9) (dia 22/02) e demonstração de treinamento da equipe aduaneira no estande de tiros da Receita Federal.




Para conferir as últimas notícias, acesse aquiSiga o site Portal de Camaquã, nas redes sociais:  

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.



MAIS NOTÍCIAS