Notícias


Grupo da UFPel inicia mapeamento do Rio Piratini, em Pedro Osório

Realizada a instalação de réguas para monitoramento da suba do rio e mapeamento das áreas da zona urbana
21/02/2024 Ascom Prefeitura de Pedro Osório – Foto: Divulgação

Um grupo de pesquisa da Universidade Federal de Pelotas, coordenado pelos professores Samuel Beskow e Tamara Beskow, iniciaram o trabalho de elaboração de um mapa de cotas de inundação do Rio Piratini, em Pedro Osório.


A ação teve início na sexta-feira, dia 16 de fevereiro, com a instalação de réguas para monitoramento da suba do rio e mapeamento das áreas da zona urbana que podem ser atingidas pela enchente.


O projeto mapeará as cotas de inundação do Rio Piratini a fim de auxiliar a Defesa Civil para desocupação das áreas de risco durante enchentes. Será realizado um levantamento planialtimétrico para detalhar a topografia da área para elaboração de um mapa digital e impresso, promovendo a previsão de horário e cota de inundação.


"Através desse serviço vamos conseguir mapear o rio e prever a cota de inundação, nos dando confiança para ações mais precisas durante as cheias", disse o prefeito Chola. O grupo já havia feito o monitoramento do rio Piratini durante a cheia entre os dias 11 e 14 de setembro.


Com os dados de chuva observados e leituras de cota do rio, realizadas pela Defesa Civil, a previsão certeira foi gerada no dia 13 a partir das 13h, prevendo cota máxima de 10,4m para a madrugada do dia 14, com 14h de antecedência.




Para conferir as últimas notícias, acesse aquiSiga o site Portal de Camaquã, nas redes sociais:  

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.



MAIS NOTÍCIAS