Notícias


Estado do RS terá centros de atendimento especializado em endometriose

Lei que institui a Política Estadual de Luta Contra a Endometriose, é de autoria do Deputado Gustavo Victorino
17/02/2024 Agência de Notícias ALRS – Foto: Arthur Gadea

O deputado Gustavo Victorino (Republicanos), autor da Lei nº 16.071 de 2023 que institui a Política Estadual de Luta Contra a Endometriose, anunciou na quinta-feira, dia 15 de fevereiro, a criação dos primeiros núcleos especializados para diagnóstico e tratamento da doença já no próximo mês.


Os primeiros locais serão conhecidos em evento que acontecerá paralelamente ao Encontro Nacional de Conscientização da Endometriose, o Março Amarelo, a ser realizado dia 16 de março, em Porto Alegre.


A endometriose é uma doença caracterizada pela presença do endométrio – tecido que reveste o interior do útero – fora da cavidade uterina, ou seja, em outros órgãos da pelve: trompas, ovários, intestinos e bexiga, sendo uma das principais causas de infertilidade, cujos sintomas incluem cólicas menstruais, dores abdominais, entre outras que afetam a qualidade de vida das pacientes, podendo levar a morte. A enfermidade, que atinge 10% das mulheres, apresenta um tempo médio de sete anos entre o início dos sintomas e o diagnóstico e é considerada um problema de saúde pública.


Na reunião para alinhar a implementação dos centros de tratamento, o diretor da Sociedade Brasileira de Endometriose, Pablo W. Nascimento, explicou que a os Núcleos de Saúde da Mulher com especialização em endometriose contarão com estrutura do atendimento básico e capacitação médica especializada, com o objetivo de difundir conhecimentos sobre endometriose, levar informações para as pacientes e habilitar equipes de saúde em diversos níveis de assistência


O deputado Gustavo Victorino trabalha junto aos órgãos competentes para a implementação dos centros de tratamento: “Porto Alegre terá o centro de referência e, com a ajuda do poder público, classe médica e das entidades de saúde, espero contar, brevemente, com mais núcleos especializados em todo o estado”, pontuou.




Para conferir as últimas notícias, acesse aquiSiga o site Portal de Camaquã, nas redes sociais:  

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.



MAIS NOTÍCIAS