Notícias


Batalhão Ambiental prende homem em flagrante e apreende armas, em Viamão

Foi encontrado em um freezer, um "rabo de Tatu Mulita", congelado
12/02/2024 Comsoc 1°BABM – Foto: Patram de Porto Alegre

Na noite de domingo, dia 11 de fevereiro de 2024, a Patram de Porto Alegre deslocou ao município de Viamão para averiguar denúncia de acampamento de possíveis caçadores.


Na zona rural de Viamão, próximo às margens do Rio Gravataí, foram encontradas durante as ações, uma espingarda de cano duplo calibre .20 e uma carabina de pressão 5.5, além de 7 cartuchos .20 e 1 cartucho de .32 carregados artesanalmente e diversos materiais de recarga de munição. Foi encontrado ainda em um freezer, um "rabo de Tatu Mulita", congelado.


Devido aos fatos foi dada voz de prisão ao abordado que foi apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Viamão.


Você sabia? Nesta ocorrência a PATRAM encontrou parte de um Tatú-mulita em um freezer. Você sabia que essa espécie sofre muito com a prática de caça ilegal em nosso Estado?


Essa espécie é ameaçada pela perda crescente de seu habitat, causada pela expansão agropecuária, ataques de cães e caçadores.


Você saberia identificar o tatú-mulita?


Ele apresenta de 6 à 7 cintas móveis em sua carapaça e orelhas verticais e inclinadas para trás quando comparados com o Tatuí, lembrando as orelhas de uma Mula, por isso a origem do nome popular “Tatu-mulita”.


Alimentam-se de invertebrados, pequenos vertebrados, tubérculos, frutas e fungos, portanto são considerados onívoros ao invés de insectívoros.


Vivem em tocas que eles mesmos escavam, onde características estruturais da toca, como entrada e tamanho variam de espécie para espécie.


A caça ilegal, fruto da apreciação da carne do Tatu em práticas culturais no RS, a utilização do rabo e da carapaça do Tatu como adornos, animais vítimas de predação por cães e atropelamentos ameaçam ainda mais estes animais. (conteúdo técnico disponível em ufrgs.com.br)




Para conferir as últimas notícias, acesse aquiSiga o site Portal de Camaquã, nas redes sociais:  

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.



MAIS NOTÍCIAS