Notícias


Projeto proíbe discriminação de usuário em elevadores, em Porto Alegre

Expressões como "elevador social" não poderão mais ser usadas
10/02/2024 Ascom Câmara de Vereadores de Porto Alegre – Foto: divulgação SMS/POA

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que proíbe o uso de denominações e sinalizações com finalidade de segregação de usuários de elevadores nas edificações públicas e privadas no município e estabelece penalidades ao condomínio privado infrator dessa disposição. A proposta é de autoria do vereador Robeerto Robaina (PSOL).


De acordo com o projeto, fica vedado o uso das denominações “Elevador Social”, “Elevador de Serviço”, “Elevador Privativo” e de outras denominações e sinalizações que tenham a finalidade de segregar usuários de elevadores.


As penalidades previstas são as seguintes: advertência, na primeira incidência; multa de 1.000 UFMs (R$ 5.508.90, em valores de 2024) na segunda incidência. O valor da multa será duplicado, quando a reincidência for genérica, e triplicado, quando a reincidência for específica.


"É necessário romper com a violência simbólica da ordem social e superar esse tipo de apartheid que a cidade mantém impunemente em elevadores sociais e de serviço (que acaba legitimando um preconceito social), bem como proporcionar dinamismo para o acesso a estabelecimentos públicos e privados", explica o vereador.


Para conferir as últimas notícias, acesse aquiSiga o site Portal de Camaquã, nas redes sociais:  

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.



MAIS NOTÍCIAS