Notícias


Viagem com respeito: PRF e PC realizam campanha contra a importunação sexual em ônibus

Em caso emergência ligue imediatamente para o 191 ou 197
08/02/2024 Ascom PRF – Foto: Divulgação
Anterior Próximo

Neste carnaval, a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Civil alertam a população a respeito da importunação sexual durante as viagens. O crime corresponde a ação desrespeitosa de cunho sexual, como gestos inapropriados ou toques não consentidos.

Com a chegada do carnaval milhares de pessoas vão viajar de ônibus e é obrigação de todos nós tornar a viagem das mulheres - que são a maioria das vítimas desse crime - mais segura.

Só no Rio Grande do Sul a PRF e a PC registraram mais de 2500 casos de importunação sexual em 2023. Média superior a 6 casos por dia.

As forças de segurança alertam que, em casos de importunação sexual em ônibus, a vítima deve pedir para o motorista parar na próxima unidade operacional policial ou ligar para os telefones de emergência da PRF, 191, ou da Polícia Civil, 197.

Um fator que é fundamental é a denúncia. Não se manter em silêncio é proteger outras mulheres desse crime. A pena para quem pratica a importunação sexual vai de um a cinco anos de reclusão, aumentada em um terço quando a vítima é menor de 18 anos, se não caracterizar um crime de maior gravidade.


Para conferir as últimas notícias, acesse aquiSiga o site Portal de Camaquã, nas redes sociais:  

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.



MAIS NOTÍCIAS