Notícias


Pré ou pós-treino: veja como e quando consumir termogênico

Saiba como este suplemento funciona e qual a melhor forma de consumi-lo
26/01/2024 Foto: divulgação/Adobe Stock

Em busca da redução de gordura corporal e o ganho de massa magra, as pessoas podem procurar por soluções e ferramentas para auxiliar nessa jornada. Um desses produtos que prometem trazer benefícios no emagrecimento é o termogênico. Porém, para extrair todos os possíveis benefícios desses produtos, é essencial conhecê-lo e saber como e quando o consumir.


Para que serve e como funciona o termogênico?


Termogênese é a produção de calor pelo organismo. Esse processo acontece a partir da energia adquirida pelos alimentos consumidos, sendo transformada em calor para manter as atividades fisiológicas do corpo humano.


Ou seja, existe um gasto energético para produzir calor e é nesse aspecto que os termogênicos atuam. Esse suplemento ajuda no aumento da produção de calor, auxiliando no consumo de energia e resultando na redução de gordura.


Esse efeito termogênico pode ser obtido naturalmente com o consumo de alguns alimentos, como canela, pimenta, limão, gengibre e guaraná em pó, por exemplo, e também utilizando suplementos que são chamados de “termogênicos”.


Como e quando utilizar o suplemento termogênico?


O consumo desses suplementos deve ser feito preferencialmente durante o dia para não atrapalhar o sono, e a quantidade pode variar de acordo com a concentração dos itens em cada cápsula. Portanto, é essencial estar atento às recomendações do produto. Geralmente, a recomendação da maioria das marcas está entre 2 a 3 cápsulas por dia.


Em relação ao horário, é comum que esse tipo de suplemento seja consumido antes do treino, pois a maioria deles possui outros componentes em sua fórmula que auxiliam também na performance durante o treino, como a cafeína, que produz efeitos benéficos para a concentração, cognição e vascularização.


Ainda não existem estudos que comprovem uma melhor eficácia dos termogênicos se consumidos em jejum. Sendo assim, pode ser interessante consumir próximo às refeições, já que algumas pessoas podem não se sentir bem ou ter um menor rendimento no treino devido ao jejum.


Vale ressaltar que a orientação de um profissional da saúde capacitado é fundamental para obter os melhores resultados e inserir o suplemento da melhor maneira na sua rotina.


Qual termogênico comprar?


Para saber quais são os melhores termogênicos, é importante verificar quais marcas foram devidamente regularizadas no Brasil e se os produtos seguem as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Somando isso à orientação de um profissional da saúde, o consumo do produto se torna mais seguro e diminui a chance de causar efeitos colaterais.


Uma ótima escolha é optar por grandes marcas que já são conhecidas no mercado há um tempo e que valorizam a transparência e estudos em seus suplementos. Sempre verifique a procedência dos produtos para evitar falsificações ou produtos clandestinos.


Com base na legislação atual, essa categoria de suplementos pode ser vendida em qualquer estabelecimento comercial apto para vendas de suplementos alimentares, desde que os itens estejam de acordo com as normas. Entretanto, devido aos efeitos colaterais, a recomendação é que um médico ou nutricionista realize o acompanhamento e orientação para que o consumidor tenha a melhor experiência no uso deste suplemento.

MAIS NOTÍCIAS