Notícias


Outorga do título de Doutor Honoris Causa ao professor Cesar Victora é aprovada por unanimidade pelo Conselho Diretor da UFPel

O professor Victora iniciou a sua trajetória acadêmica ao ingressar na Universidade Federal de Pelotas em 1977
24/12/2023 Comunicação Social | Universidade Federal de Pelotas – Foto: Divulgação

Em reunião ordinária, na quarta-feira, dia 20 de dezembro, o Conselho Diretor (Condir) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) aprovou por unanimidade a proposição para outorga de título Doutor Honoris Causa ao professor emérito, Cesar Gomes Victora.

Durante o encontro, a reitora Isabela Andrade realizou a leitura do memorial que fundamenta a proposição, destacando a carreira excepcional e as notáveis contribuições do professor para os campos da ciência e da saúde pública. O texto sublinha o perfil extraordinário do homenageado, reforçando sua posição como um candidato singular para receber essa distinção honrosa.

A reitora expressou sua satisfação com a aprovação. “Submetemos a proposição entendendo o reconhecimento internacional do professor Cesar Victora, que já ostenta o título de Doutor Honoris Causa concedido pela UFRGS, mas ainda não tem a concessão do título a partir da UFPel. A proposta foi aprovada de forma unânime pelo Conselho Universitário, mas aguardávamos ainda a aprovação pelo Condir”, disse a reitora.

Durante a reunião também foi aprovado o Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna – PAINT/2024.

Trajetória acadêmica e reconhecimento internacional

O professor Cesar Gomes Victora, nascido em 28 de março de 1952, iniciou a sua trajetória acadêmica ao ingressar na Universidade Federal de Pelotas em 1977, após graduar-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desde então, sua carreira tem sido marcada por uma dedicação incansável à pesquisa em Epidemiologia, saúde materno-infantil e equidade em saúde. O reconhecimento nacional das suas contribuições culminou na premiação da 35ª edição do Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia, concedido pelo CNPQ e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com a Marinha do Brasil. Este prestigioso prêmio, recebido em 2023, reflete o impacto significativo do trabalho do professor Cesar Victora na promoção do avanço da ciência e tecnologia, especialmente na área da ciência da vida.

Contribuições científicas e impacto global

As contribuições científicas do professor Cesar Victora abrangem diversas áreas, desde a importância do aleitamento materno exclusivo para saúde infantil até a influência da nutrição nos primeiros 1000 dias de vida. Seus estudos de Coortes de Nascimentos em Pelotas, conduzidos ao longo de décadas, resultaram em descobertas fundamentais que impactaram políticas públicas em mais de 140 países. O professor Cesar Victora é reconhecido mundialmente por seus estudos sobre desigualdade em saúde materno-infantil, liderando o Centro Internacional de Equidade em Saúde da UFPel. Seus mais de 800 artigos publicados, com mais de 70 mil citações, atestam a relevância de suas pesquisas no cenário global da saúde.

Liderança acadêmica e reconhecimento internacional

Além de suas realizações acadêmicas, o professor Cesar Victora desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da pesquisa em Epidemiologia na UFPel. Co-fundador do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em 1991, seu legado perdura através dos estudantes que orientou, alguns dos quais foram laureados pelo Prêmio Capes de Tese. Sua atenção em comitês internacionais, incluindo para Organização Mundial da Saúde (OMS) e UNICEF, destaca a sua liderança e comprometimento com a promoção da saúde global. Receber o Canada Gairdner Global Health Award em 2017 e o Prêmio Global de Pesquisa Pediátrica em 2011 são testemunhos adicionais do seu prestígio internacional.

Reconhecimento nacional e internacional

O professor Cesar Victora recebeu diversas honrarias, como o Prêmio Conrado Wessel de Medicina em 2005, o Prêmio Scopus/Capes por produtividade científica em 2006 e foi eleito para Acadêmica Brasileira de Ciências. Sua inclusão anual na lista de pesquisadores altamente citados pelo site Web of Science, da empresa Clarivate Analytics, é um reflexo contínuo do seu impacto duradouro na comunidade científica. Sua dedicação à pesquisa e ao avanço da Saúde Pública também foi reconhecida com o Prêmio Almirante Álvaro Alberto e a Medalha Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, conferida pelo presidente da república.


Siga o Portal de Camaquã, nas redes sociais

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.


MAIS NOTÍCIAS