Notícias


Com 414 inscrições válidas, seleção do Lidera RS avança para segunda etapa

Mil servidores manifestaram interesse em participar do programa de formação de lideranças
22/12/2023 Ascom SPGG | Edição: Camila Cargnelutti/Secom – Foto: Divulgação

Com 414 inscrições válidas, a seleção do Lidera RS, programa de formação de líderes da administração pública estadual, chega à segunda fase. A iniciativa é voltada a servidores da administração direta do Rio Grande do Sul com aptidão para gestão e potencial de liderança.

Apresentado em outubro, durante a Semana do Servidor 2023, o Lidera RS teve mil solicitações encaminhadas à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), responsável pelo processo de seleção.

A primeira etapa, encerrada em 1º de dezembro, consistiu no envio dos pedidos pelos interessados e na análise das informações fornecidas no formulário de inscrição. Na segunda fase, o processo contará com análise do potencial de liderança do servidor, a partir do relato analítico da trajetória profissional e testes de perfil. Conduzida pela Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Sugep) da SPGG, a primeira etapa da seleção será concluída na sexta-feira (22/12), com a divulgação da listagem com as 200 pessoas classificadas para a próxima fase no site da Escola de Governo e com envio de notificação individual por e-mail.

“Está em andamento um processo seletivo criterioso e inclusivo, em busca de talentos capazes de atuar como lideranças motivadas para a geração de valor público e para ocupar cargos estratégicos. A meta do governo é chegar a um grupo bastante diverso sob diferentes enfoques”, destacou a titular da SPGG, Danielle Calazans.

Inscrições e seleção

Estar em estágio probatório e ser servidor da administração indireta foram as principais razões para a inelegibilidade de parte das inscrições realizadas. Não ocupar função gratificada transversal de nível 8 ou superior do Poder Executivo, ter mais de cinco anos para adquirir o direito à aposentadoria, possuir formação em nível superior completo e obter anuência da chefia imediata também estavam entre os pré-requisitos para o aceite das inscrições.

A terceira e última fase de seleção do Lidera RS ocorre até fevereiro de 2024. A divulgação dos 50 escolhidos para as vagas previstas acontecerá em 8 de março.

Sobre o Lidera RS

O Lidera RS contará com formação executiva teórica e prática, além de mentoria individual e coletiva. A formação executiva será conduzida pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e ocorrerá de forma virtual síncrona, com duração de 8 meses, entre abril e dezembro de 2024. Para a etapa de mentoria, cada aluno escolherá seu mentor. Poderão ser mentores as lideranças da Administração Direta Estadual em cargos dos níveis 10, 11, 12, 13 e, futuramente, os próprios egressos do Lidera RS.


Siga o Portal de Camaquã, nas redes sociais

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.



 



MAIS NOTÍCIAS