Notícias


Penitenciária de Rio Grande é selecionada para participar de projeto nacional de leitura e remição de pena

A seleção, realizada em duas etapas, iniciou-se com a habilitação dos estabelecimentos prisionais, garantindo o cumprimento das exigências estipuladas
21/12/2023 Ascom Susepe – Foto: Divulgação

A Penitenciária Estadual de Rio Grande (PERG) foi selecionada para participar do Projeto Nacional de Clubes de Leitura e Remição de Pena, promovido pela editora Companhia das Letras, além de participar do Programa Socializando pela Leitura, através do projeto Troca de Livros da  Universidade Federal de Rio Grande (FURG). 

O projeto Nacional de Clubes de Leitura e Remição de Pena busca selecionar unidades prisionais para receber doações de livros para a formação de clubes de leitura. A ação, realizada entre os meses de outubro e novembro, contou com intensa participação de todos os estados da Federação, contemplando, ao final, 25 estabelecimentos prisionais em 12 estados, abrangendo 11 unidades femininas, 13 masculinas e uma mista, sendo distribuídos 150 livros, divididos em seis títulos com 25 exemplares cada.

A seleção, realizada em duas etapas, iniciou-se com a habilitação dos estabelecimentos prisionais, garantindo o cumprimento das exigências estipuladas.  Já na segunda etapa foram realizadas entrevistas com os responsáveis pelos projetos e pelas administrações das unidades prisionais, proporcionando uma interação direta com a Comissão de Seleção composta por profissionais da Companhia das Letras e outros indicados pela editora.

Dentre os critérios analisados para pontuação, foram analisados a implementação de estratégias específicas de clubes de leitura para pessoas não alfabetizadas ou de baixa formação, o histórico de projetos similares em andamento e a existência de clubes de leitura vinculados à remição de pena.

Para o diretor, Fábio Konzgen Mello Silva, "essa iniciativa promete significativamente ampliar o acesso à leitura para os detentos da instituição, oferecendo uma oportunidade valiosa para o enriquecimento intelectual e cultural". Ainda segundo ele, essas iniciativas conjuntas demonstram que a leitura pode ser uma ferramenta poderosa na transformação de vidas, mesmo em ambientes desafiadores como o sistema prisional.

Já o Programa Socializando pela Leitura, através do projeto Troca de Livros, reforçou o compromisso com a promoção da leitura ao doar e receber livros na PERG. A ação, realizada em duas ocasiões, 25/10 e 30/11, visa não apenas fornecer obras, mas também estabelecer uma conexão entre os reclusos e a diversidade literária, ampliando horizontes e proporcionando experiências enriquecedoras. 

Para o reitor da FURG, Danilo Giroldo, ‘’essa parceria visa não apenas fornecer obras, mas também estabelecer uma conexão entre os reclusos e a diversidade literária, ampliando horizontes e proporcionando experiências enriquecedoras".’
  

Siga o Portal de Camaquã, nas redes sociais

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.



MAIS NOTÍCIAS