Notícias


Livro histórico '120 anos de glória' é lançado pelo Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Edição escrita pelo jornalista Léo Gerchmann destaca a comemoração pelos 40 anos do Mundial
21/12/2023 Ascom Grêmio – Foto: Divulgação

Toda a história do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense desde a sua fundação, em 1903, volta a ser revisitada e contada em detalhes em mais uma obra escrita pelo jornalista Léo Gerchmann. O livro "120 anos de glória" acaba de ser lançado em edição especial comemorativa aos 40 anos da conquista do Mundial de Clubes, em 1983.

Com prefácio de Carlos Gerbase, a obra conta as passagens mais marcantes do Clube, desde as décadas de hegemonia estadual, até as conquistas que elevaram a instituição a patamares maiores, como os títulos brasileiros, e também faz homenagem aos 40 anos da primeira Libertadores da América. Além disso, tem um recorte específico sobre os 40 anos da legalização do futebol feminino no Brasil e a sua prática sendo adotada nos quadros do Clube.

O livro tem 29 cm x 29 cm, conta com 140 páginas, e destaca uma arte com identificação azul, preto e branco aplicada em capa dura de alto acabamento. Um item para revisitar o passado, relembrar as recentes conquistas, e projetar o futuro de um dos maiores clubes do planeta.

O lançamento oficial será feito em evento na GrêmioMania Megastore da Arena do Grêmio na próxima terça-feira, dia 19, das 17h30 às 19h. Além de o torcedor poder comprar na loja física, também já está à venda no site.

Sobre o autor

Léo Gerchmann trabalhou em redações como Zero Hora e Folha de S. Paulo, além da Revista Placar, Correio do Povo e Jornal NH. Foi correspondente da Folha de S. Paulo em Buenos Aires/ARG.

Escreveu livros com atenção especial à diversidade no futebol, tais como "Coligay, Tricolor e de todas as cores", "Somos azuis, pretos e brancos", “A Fonte, a incrível história de Salim Nigri”, e “Uma história gremista de amor e inclusão”, sobre o IGT, braço social do Clube.

Foi o autor do infantil “Meu pequeno imortal”, “Reconquista” (trajetória do tricampeonato continental do Grêmio, com fotos exclusivas de Lucas Uebel), “Jayme ao quadrado” (a biografia do jornalista Jayme Copstein), “Viagem à alma tricolor em 7 epopeias” e “Revolução Digital na Copa da França”. Além de formado em Jornalismo (1986, na UFRGS), é formado em Direito (1988, na PUCRS).


Siga o Portal de Camaquã, nas redes sociais

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.



MAIS NOTÍCIAS