Notícias


Com R$ 1,2 milhão, governo entrega novo tomógrafo para hospital atingido por enchentes em Capão da Canoa

Equipamento concretiza a reposição do aparelho anterior, danificado na inundação da instituição em junho
20/12/2023 Ascom SES | Edição: Camila Cargnelutti/Secom – Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG

O Governo do Estado entregou neste sábado, dia 16 de dezembro, em Capão da Canoa, um novo tomógrafo para o Hospital Santa Luzia, adquirido com o investimento de R$ 1,2 milhão, por meio da Secretaria da Saúde (SES). A medida concretiza a reposição do aparelho anterior, danificado na inundação da instituição durante a passagem de um ciclone extratropical pelo município, em junho.

A forte chuva provocada pelo ciclone na época inundou os corredores do hospital e os pacientes tiveram que ser transferidos para outros serviços de saúde. Um laudo técnico comprovou a inoperância do aparelho, que apresentou instabilidade e falhas operacionais após o ocorrido.

“Este tomógrafo é um investimento importante para Capão da Canoa e para o Litoral Norte. Além de repor o equipamento perdido, esse modelo oferece mais qualidade nas imagens, oportunizando um diagnóstico mais preciso e otimizando o atendimento de mais pacientes”, detalhou o vice-governador Gabriel Souza, que acompanhou a entrega com a secretária da Saúde, Arita Bergmann.
 
“A aquisição desse novo equipamento se fez necessária, visto que o aparelho foi danificado com as fortes chuvas deste ano. Além de uma tecnologia mais atualizada e um exame mais ágil, o tomógrafo evitará deslocamentos desnecessários dos nossos pacientes”, destacou Arita.

O Santa Luzia possui 101 leitos, mantendo serviços de urgência e emergência nas especialidades de clínica médica, pediatria, traumatologia, cirurgia geral e anestesia, com mais de 90% dos atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Referência para 23 municípios do litoral gaúcho, a instituição tem serviços na linha de cuidado preventivo ao AVC e otorrinolaringologia, realizando avaliações e cirurgias.
 
O hospital conta também com UTI adulto nível II, com 10 leitos, e com serviços de análises clínicas, radiologia e tomografia computadorizada. Em média, realiza 460 internações por mês, incluindo cirurgias e partos, e 2 mil atendimentos mensais, como referência de porta aberta para recepcionar socorridos pelo Samu.


Siga o Portal de Camaquã, nas redes sociais

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.










MAIS NOTÍCIAS