Notícias


Conselho Estadual da Pessoa Idosa do RS celebra 35 anos com posse de novos membros

Além da comemoração, evento teve a posse de novos membros do conselho
18/12/2023 Ascom Sedes | Edição: Felipe Borges/Secom - Foto: Fredy Vieira/Ascom Sedes

Foi realizado, na tarde da quinta-feira, dia 14 de dezembro, um café comemorativo em homenagem aos 35 anos do Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEI-RS) na sala de reuniões da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em Porto Alegre.

Estiveram no encontro representantes do órgão, que zela pelos direitos dos cidadãos da terceira idade no Estado. Na ocasião, os novos membros do conselho, pertencentes a entidades da sociedade civil e governamentais, tomaram posse.

O titular da Sedes, Beto Fantinel, agradeceu a contribuição dos antigos membros e reforçou que o Rio Grande do Sul é um Estado que aumentou consideravelmente a população de pessoas idosas nesses 35 anos, o que torna necessário o reforço das políticas públicas para essa parcela da sociedade.

“Conseguimos, neste ano, organizar a Unidade Especial de Atenção ao Idoso e estruturar uma política pública com recursos”, destacou Fantinel, que ressaltou ainda a relevância da atuação do CEI na formulação das políticas.

“Temos muita gratidão por todos os ex-presidentes do conselho, que construíram essa bela história. Precisamos seguir, porque as pessoas idosas necessitam de cidadania e dignidade e nós somos responsáveis por isso”, disse a presidente do CEI, Iride Caberlon.

Para a vice-presidente do CEI e assessora da Unidade Especial de Atenção à Pessoa Idosa da Sedes, Carla Capitanio, “muito do processo de criação e permanência do setor de atenção ao idoso na secretaria se deve ao conselho”.

“Nem todas as pessoas envelhecem de forma ativa e saudável, e são essas as que mais necessitam de nossa atenção”, frisou a diretora da Unidade Especial de Atenção à Pessoa Idosa, Cátia Siqueira. Ela também apontou a importância da descentralização da articulação das políticas públicas e dos conselhos locais.

Eleição da mesa diretora do CEI-RS

A eleição da nova diretoria do Conselho Estadual da Pessoa Idosa do RS, que atuará nos anos de 2024 e 2025, está programada para 21 de dezembro, às 16h.

Sobre o CEI-RS

O conselho foi criado por meio do Decreto nº 32.989/88 com o intuito de estabelecer diretrizes de políticas públicas para o idoso. Dentre as atribuições do órgão está fiscalizar entidades governamentais e da sociedade civil no que diz respeito ao atendimento à pessoa idosa e acompanhar a elaboração das propostas orçamentárias do Estado. Além disso, o CEI também é gestor do Fundo Estadual da Pessoa Idosa (Funepi), cujos recursos garantem que serviços, projetos e programas para a população idosa sejam executados.


Siga o Portal de Camaquã, nas redes sociais

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS