Notícias


Deputado Marcus Vinícius presta homenagem aos 70 anos dos Grupos Pompéia e Lins Ferrão

O Grupo Lins Ferrão iniciou sua trajetória em 2013, com a fusão das Lojas Gang
06/12/2023 Agência de Notícias – Foto: Mariana Czamanski / Divulgação

Na terça-feira, dia 5 de dezembro, no período do Grande Expediente Especial da sessão plenária, o deputado Marcus Vinícius (PP) homenageou os 70 anos dos Grupos Pompéia e Lins Ferrão. Ele ressaltou que a Pompéia é “uma loja de família e para as famílias”. Também chamou a atenção para o foco na inovação e sustentabilidade, lembrando o entusiasmo em empreender dos fundadores, bem como,a  busca incessante pela qualidade, produtividade e atenção com os clientes e colaboradores.

“O nosso estado, em especial a Metade Sul, viu os irmãos Lins e Valdemar Ferrão, armados com coragem e visão, estabelecerem as raízes do que viria a ser um gigante do varejo de moda”, disse o parlamentar, rememorando a iniciativa dos primeiros proprietários. “Eram jovens, nascidos em Amaral Ferrador, munidos de sonhos”.  Recordou que Lins, pioneiro, abriu as portas de uma pequena loja de vestuário masculino, no centro da cidade de Camaquã. “Sua primeira venda foi uma gravata”.

Marcus Vinícius relatou que o Grupo Lins Ferrão iniciou sua trajetória em 2013, com a fusão das Lojas Gang.  Em 2023, citou, “são dez de Grupo Lins Ferrão. São quase 50 anos de história da Gang e 70 anos de Pompéia”. Com mais de 3.500 colaboradores diretos, está presente em 140 lojas físicas espalhadas pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina, conforme frisou o deputado. “As suas sedes administrativas de Camaquã e Porto Alegre, bem como seu e-commerce, que atende todo o Brasil, são referências em gestão e inovação”, enalteceu.

Participaram os superintendentes do Grupo Lins Ferrão, Carmen Ferrão, Luiz Gustavo e Carlos Augusto Ferrão; o vice-presidente da Fecomércio, José Gelso Miola; o representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ecônomico, João Seibel e pela ACIC de Camaquã esteve presente Paola Longaray Fonseca, entre outros.

Em aparte falaram os deputados Frederico Antunes (PP); Nadine Anflor (PSDB), que também prestou homenagem pela bancada do União; Gerson Burmann (PDT); Edivilson Brum (MDB); Luiz Fernando Mainardi (PT); Elizandro Sabino (PTB); Felipe Camozzato (Novo) e Rodrigo Lorenzoni (PL). Airton Lima (Podemos) se somou à homenagem em nome da Mesa Diretora.

A história - Lins, enxergando que no centro de Camaquã poderia avançar e evoluir com o negócio, convidou para sócio seu irmão, Valdemar, que aos 13 anos havia se mudado para Tapes, e trabalhava com um tio no comércio local. O garoto que demonstrava gosto e talento para o varejo, foi até o último dia seu principal parceiro de caminhada, relatou Marcus Vinícius. “Valdemar, conhecido por todos na região como Tio Dema, nos deixou no último mês de agosto, aos 91 anos de vida. Segundo o próprio registrou em muitas falas, relação de Lins e Dema seria o grande casamento comercial que fez na vida”.

De acordo com o deputado, ousar investir em Camaquã naquele momento, em 1953, foi mais do que uma escolha de localização, foi uma “declaração de fé no potencial humano e econômico da nossa terra”. E completou: “Ao longo dos anos, esse pequeno empreendimento floresceu, expandindo-se além das fronteiras do município e se transformando em uma rede de lojas que hoje são o orgulho do nosso estado e marcam o nosso país”. Ele mencionou a evolução da marca, “numa época em que muito pouco se ensinava ou falava de marketing”. Mencionou ações, como a adoção da cor laranja como símbolo da loja.

Lins e Dema, sensíveis às mudanças de consumo e comportamento da sociedade, entre os anos 60 e 70 passou a atender um novo cliente: a família, prosseguiu Marcus Vinícius.  “Um olhar visionário de empreendimento que via a oportunidade de conciliar em um único espaço os vestuários masculino, feminino e infantil”. Foi uma iniciativa que ajudou a moldar o cenário do varejo de moda no país, abrindo caminho para uma experiência de compra mais inclusiva e prática para os clientes. Nos anos 90, o reconhecimento da Pompéia conduziu à abertura de mais lojas no Estado, período em que também foi inaugurado um amplo e moderno Centro de Distribuição e Administração, o que marcou a expansão da rede, citou o parlamentar.

“Nos anos 2000, aconteceu a entrada da terceira geração da família e um período de ainda maior inovação. Foi ampliado o número de lojas físicas, incluindo expansão para shoppings centers e a implantação do slogan É Fácil ser Fashion”. Já a década de 2010 foi marcada pela abertura de lojas, lançamento de e-commerce e aplicativo, quando a rede passou a atender o mercado nacional. Em 2019, seguindo a estratégia de expandir ainda mais a rede, a Pompéia abriu lojas físicas fora do Rio Grande do Sul. A primeira em Florianópolis, na capital do estado de Santa Catarina, e as demais no interior.

Antes de encerrar, o deputado mencionou os valores do grupo e o propósito é vestir o mundo. “A criação de empregos, o estímulo à economia local e o apoio a iniciativas culturais e educacionais são reflexos de uma filosofia empresarial que valoriza as pessoas e seu bem-estar”, ponderou. Ainda relatou que a promoção de oportunidades e inclusão merecem atenção do grupo. “Representando as empresas do Grupo Lins Ferrão, o Instituto surgiu como uma homenagem ao fundador da empresa que, tendo a solidariedade como um de seus maiores princípios, sempre desejou investir na melhoria das condições de vida das pessoas”.

SUSTENTABILIDADE – “E para ecoar as ações sustentáveis e estimular a economia circular, a Lojas Pompéia lançou a marca exclusiva Eco.ar. O objetivo da nova marca, que se junta a outras seis exclusivamente vendidas nas lojas, e-commerce e App da Pompéia, é apresentar produtos que estejam alinhados com as condutas de desenvolvimento sustentável em ESG”, frisou o deputado. O primeiro lançamento da Eco.ar é o projeto de um tênis sustentável, realizado em parceria com o Instituto Lins Ferrão, com a finalidade de reuso de peças e uniformes da Pompéia que seriam descartados.

 O Grupo Lins Ferrão vem priorizando condutas de desenvolvimento sustentável e em prol ao meio ambiente. “Recentemente, a Pompéia anunciou a parceria com a multinacional EDP para a migração para energia solar, quando parte de suas lojas passam a utilizar energia limpa”, relatou Marcus Vinícius. “O mundo está em constante mudança, e o Grupo Lins Ferrão está mais do que preparado para navegar por essas águas em constante evolução”, elogiou.
 
Como presidente da Frente Parlamentar da Inovação na Assembleia Legislativa, o deputado fez menção ao Grupo Lins Ferrão na idealização do Instituto Caldeira em Porto Alegre. Segundo destacou, é um exemplo para o Brasil de hub de inovação com uma comunidade que busca maior competitividade e fomento do ecossistema da nova economia, sendo também sede de empresas e operações de pesquisas e tecnologia. Ele ainda mencionou a importante atuação de Carmen Ferrão na Bienal do Mercosul.


Siga o Portal de Camaquã, nas redes sociais

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.









MAIS NOTÍCIAS