Notícias


Monumento em homenagem a Dona Filinha é entregue no Bairro Vila Julieta, em Butiá

Visa homenagear e reconhecer a importância do povo negro da cidade
03/12/2023 Ascom Prefeitura de Butiá – Foto: Divulgação

Emoção do início ao fim, assim foi à inauguração do monumento em homenagem a Leopoldina Marcolina da Silva, carinhosamente chamada de Dona Filinha. 

O ato aconteceu no último sábado, dia 25 de novembro, na Praça Gardini Pacheco, no Bairro Vila Julieta. Familiares, amigos, comunidade e autoridades prestigiaram o momento, que faz parte da programação da Semana da Consciência Negra 2023. 

O grafite que reproduz o rosto de Dona Filinha é o segundo do projeto “Monumentos Negros”, iniciativa da Prefeitura de Butiá, através da Secretaria Especial de Cidadania (SEC). A iniciativa é conduzida pelo Núcleo de Relações Raciais (NRR) e tem o objetivo de homenagear e reconhecer a importância do povo negro da cidade. 

O prefeito Daniel Almeida, juntamente com secretários municipais, relembrou que uma característica marcante da homenageada, agora está eternizada: “O sorriso da Dona Filinha transbordava felicidade e contagiava a todos ao redor. Hoje, aqui no bairro em que ela tanto amou, recebe esse monumento incrível”, destacou.

O grafite é de autoria do artista Gilvan Leão. A entrega do monumento faz parte do Avança Butiá – Programa Municipal de Aceleração.
  

Siga o Portal de Camaquã, nas redes sociais

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.



MAIS NOTÍCIAS