Notícias


Butiá é reconhecido no Prêmio QualisRS do Tribunal de Contas do Estado do RS e conquista o quinto lugar

A iniciativa reconhece os municípios que se destacaram na formação de servidores
01/12/2023 Ascom Prefeitura de Butiá – Foto: Divulgação

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) anunciou, na terça-feira, dia 21 de novembro, em evento realizado em Porto Alegre, os vencedores da primeira edição do prêmio do Programa de Qualificação do Servidor Público do Rio Grande do Sul (Qualis RS).

Butiá conquistou a quinta colocação na categoria de municípios entre 10 e 20 mil habitantes, sendo o único premiado da Região Carbonífera. A iniciativa reconhece os municípios que se destacaram na formação de servidores.

O prefeito Daniel Almeida, juntamente com a comitiva butiaense, recebeu a honraria e destacou o trabalho desenvolvido. “A criação da Escola de Gestão é um marco dentro da Administração Municipal, pois ela vem qualificando os servidores públicos. Além disso possuímos o Programa de Incentivo que subsidia parte do investimento em capacitações dos funcionários. É fundamental qualificar o quadro, pois os resultados refletem no atendimento a comunidade”, finalizou o Líder do Executivo ao comemorar o reconhecimento.

O TCE-RS instituiu Qualis RS com o objetivo de incentivar a qualificação acadêmica dos servidores públicos nas esferas estadual e municipal, com foco inicial nas prefeituras municipais.

A iniciativa é coordenada pela Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena (ESGC) do TCE-RS, com apoio da Direção de Controle e Fiscalização (DCF). Entre março a agosto deste ano, foram coletados dados para compor um banco de informações sobre a qualificação dos servidores das prefeituras municipais gaúchas.

Essas informações permitem a avaliação dos quadros de servidores municipais e das práticas adotadas pelos municípios, identificando políticas e ações voltadas ao aprimoramento dos agentes públicos.

O programa leva em conta dois indicadores, um de qualificação acadêmica dos servidores (percentual de pessoas por nível de ensino) e outro de políticas e ações de incentivo à capacitação (como, por exemplo, concessão de benefícios financeiros, liberação para realização de formações, entre outras).



Siga o Portal de Camaquã, nas redes sociais

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.





MAIS NOTÍCIAS