Notícias


Banco de Alimentos de Camaquã promove, dia 2 de dezembro, o Sábado Solidário, em frente a supermercados parceiros

Doe alimentos em prol de organizações sociais e junte-se a essa corrente de solidariedade
30/11/2023 Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais | Simone Rocha de Souza – Foto: Divulgação

Embora o Brasil esteja entre os cinco maiores produtores de alimentos do mundo, a fome e a insegurança alimentar assombram milhares de brasileiros, que convivem com a incerteza se terão ou não algo para comer ao longo do dia. Até mesmo as organizações sociais que fazem um trabalho extraordinário, amparando e acolhendo famílias mais vulneráveis, muitas vezes têm dificuldades para manter seu atendimento se não recebem apoio. A fome é diária, precisa ser combatida na mesma frequência. Entretanto, neste período em que se aproxima o Natal, é fundamental que a sociedade faça um esforço maior para que essa data tenha resguardado seu significado mais expressivo, a esperança de ser um tempo de renovação. Por isso, a Rede de Bancos de Alimentos do RS está realizando a campanha Natal do Bem, que terá eventos especiais como o Sábado Solidário, que já inicia no próximo dia 2 em Alegrete, Camaquã, Guaíba e Santa Maria, e as Cavalgadas do Bem, que ocorrerão no dia 9, também em Alegrete.

Diante disso, toda a sociedade é conclamada a dar as mãos e manter acesa a chama do espírito natalino, com amor, solidariedade e empatia com o próximo, para que todos mantenham a fé de uma vida melhor, com saúde e força para o novo ciclo que se projeta. O Sábado Solidário, realizado no próximo sábado, dia 2 de dezembro em frente a supermercados parceiros de Alegrete, Camaquã, Guaíba e Santa Maria, será uma grande oportunidade para ajudar o próximo.

Ainda neste mês de dezembro, outras cidades gaúchas realizarão o Sábado Solidário no dia 9 de dezembro. Neste dia, os Bancos de Alimentos de Cachoeirinha, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Cruz Alta, Encruzilhada do Sul, Pelotas, Porto Alegre, Região do Calçado (Novo Hamburgo, Estância Velha, Sapiranga e Campo Bom), Rio Grande, Tramandaí e Viamão, estarão com voluntários uniformizados recolhendo os donativos em frente aos supermercados, e no dia 16 será a vez do Vale do Sinos (São Leopoldo, Portão, Sapucaia do Sul e Esteio).

Também no dia 9 de dezembro serão realizadas as Cavalgadas do Bem, que integram a campanha Natal do Bem, promovidas em todo o Rio Grande do Sul com a participação de Centro de Tradições Gaúchas (CTGs) e piquetes locais.

Cavalarianos e seus cavalos percorrerão as ruas de mais de 80 municípios, arrecadando alimentos para garantir um Natal mais feliz a milhares de famílias. Os donativos coletados serão destinados ao Banco de Alimentos de cada localidade. Nas cidades onde a instituição não atua, os próprios CTGs e piquetes ficarão encarregados de realizar a distribuição no município.

A Rede de Bancos de Alimentos do RS, organização sem fins lucrativos que possui 25 bancos associados, sendo 23 no Rio Grande do Sul, um em Santa Catarina e outro no Paraná, reúne esforços de toda a sociedade para erradicar a fome, combater o desperdício e a má nutrição. Para cumprir sua missão, os Bancos de Alimentos atuam como gerenciadores de desperdícios administrando coleta, armazenamento e distribuição qualificada de alimentos.

Para realização das campanhas, a Rede também conta com a parceria da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) e em Porto Alegre, do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (SETCERGS) e do Centro Empresarial Porto Seco (Ceporto).

A ajuda pode ser efetuada de forma on-line, sem sair de casa. Basta acessar o site Doe Alimentos:  www.doealimentos.com.br 
  

Siga o Portal de Camaquã, nas redes sociais

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.



MAIS NOTÍCIAS