Notícias


Escola da OSPA fecha ano letivo com recital na quarta, dia 29/11 e grande concerto de alunos no domingo, dia 3/12

Estudantes avançados do conservatório farão apresentações gratuitas e abertas ao público em geral
28/11/2023 Assessoria de Comunicação | Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) – Foto: Leonel Jacques / Divulgação

Os alunos da Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) convidam o público a prestigiar as últimas atividades do ano letivo na Casa da OSPA.

Os estudantes, que ao longo do ano praticaram e aprenderam diretamente com os músicos profissionais da OSPA – instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS) – terão a oportunidade de demonstrar seu talento em duas atividades: o recital agendado para quarta-feira (29/11), às 19h, e o concerto da OSPA Jovem, marcado para domingo (3/12), às 18h. Para ambos os eventos, a entrada é livre, sem necessidade de reservar ingressos.

Sobre o recital

Estudantes de nível avançado da Escola da OSPA apresentam obras dos compositores Antonio Vivaldi, Richard Strauss, Carl Maria Von Weber, Joseph Haydn e Arthur Honegger em diferentes formações e com destaque para instrumentos como oboé, flauta, fagote, violoncelo e trompete. A maior parte das obras é apresentada em duo, com o pianista Paulo Bergmann acompanhando os alunos.

Um quinteto de cordas executará um trecho de “Primavera”, uma das quatro estações de Antonio Vivaldi. E o encerramento ficará a cargo da jovem cantora Laureen Jardim Paz e integrantes do Coro Jovem, que juntos cantarão “Laudate Dominum”, trecho de “Vesperae solennes de Confessore”, de Wolfgang Amadeus Mozart. O recital ocorre na quarta-feira, dia 29 de novembro, às 19h. O programa detalhado da apresentação pode ser conferido no site da OSPA.

Sobre o concerto da OSPA Jovem

A OSPA Jovem, orquestra formada por alunos da Escola de Música da OSPA, prepara um grande concerto aberto ao público neste domingo, 3 de dezembro. Sob a batuta do violinista da OSPA e regente Arthur Barbosa, os estudantes interpretam peças muito conhecidas, como “O Danúbio Azul” (Johann Strauss) e trechos da ópera “Carmen”, de Georges Bizet. O Coro Jovem da Escola da OSPA se junta aos instrumentistas da Orquestra para “Ave Verum Corpus” (Mozart) e “The Little Drummer Boy” (Harry Simeone e Katherine Davis). A apresentação inicia às 18h, no palco da Sala Sinfônica da Casa da OSPA. O programa detalhado da apresentação pode ser conferido no site da OSPA.

Sobre a Escola de Música da OSPA

Fundada em 1972, a Escola de Música da OSPA – Conservatório Pablo Komlós cumpre função fundamental para o fomento cultural no RS. Promove educação musical gratuita, oferecendo oportunidade de formação profissional de músicos de orquestra. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a OSPA estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior. Hoje a escola é dirigida por Diego Grendene de Souza e atende em torno de 300 alunos no Palacinho – Palácio do Vice-Governador (Avenida Cristóvão Colombo, 300). Todos os professores são instrumentistas da OSPA. A Escola da OSPA é mantida pela Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (FOSPA), vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS.

FUNDAÇÃO ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE

SÉRIE ESCOLA DE MÚSICA DA OSPA

Entrada franca

Estacionamento: gratuito, no local.

Informações para o público: Escola da OSPA pelo telefone (51) 3228-6737.

Recital de Alunos da Escola da OSPA

Quando: 29 de novembro, quarta-feira, às 19h.

Onde: Sala de Recitais da Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501).

Concerto da OSPA Jovem

Quando: 3 de dezembro, domingo, às 18h.

Onde: Sala Sinfônica da Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501).

Lei de Incentivo à Cultura

Patrocínio da Temporada Artística: Vero e Gerdau.

Patrocínio da Casa da Ospa: Banrisul, Vero, Panvel, Grupo Zaffari e Gerdau.

Apoio da Temporada Artística: Fraport, Imobi, Intercity e Blumenstrauss.

Realização: Fundação Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós, Secretaria da Cultura do RS, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução. PRONAC: 212601.

Siga o Portal de Camaquã, nas redes sociais

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.


MAIS NOTÍCIAS