Notícias


Comissão de Apicultura e Meliponiculturas da Assembleia do RS realizará audiência pública em Cambará do Sul

Evento será realizado na sexta-feira, 1º de dezembro, às 15h
27/11/2023 Agência de Notícias ALRS – Foto: Sâmella Moreira / Divulgação

O município de Cambará do Sul sediará, na próxima sexta-feira, 1º de dezembro, uma audiência pública promovida pela Comissão Especial de Apicultura e Meliponicultura, colegiado presidido na Assembleia Legislativa pelo Deputado Sergio Peres (Republicanos).

O evento marcado para às 15h, na Casa do Turista – Av. Getúlio Vargas, 1720 – deverá reunir produtores, instituições e autoridades de municípios da região para debater alternativas voltadas a promover a cadeia produtiva no Estado.

A Comissão Especial de Apicultura e Meliponicultura (criação de abelhas-sem-ferrão) foi instalada em outubro deste ano com o propósito de estimular a geração e a comercialização do mel e seus subprodutos, diminuir entraves aos trabalhadores, além de fortalecer e expandir o trabalho desenvolvido por órgãos de assistência técnica, instituições de ensino, pesquisa e extensão.

“Nossa intenção é criar um plano permanente de desenvolvimento do setor, que dê suporte aos trabalhadores, estímulo aos que quiserem ingressar na atividade, além de instituir práticas para a criação de um novo modelo cultural, que reconheça a importância das abelhas na preservação do ecossistema”, projeta o parlamentar.

Para cumprir o proposto, o colegiado pluripartidário está percorrendo municípios e ouvindo agentes da cadeia produtiva. Já foram realizadas visitas técnicas à sede da empresa Favo de Mel, no interior do município de Marques de Souza; à propriedade de Orlando Morschel, em Nova Petrópolis; ao Parque das Abelhas, empreendimento turístico de Bento Gonçalves; ao campus da UERGS de São Luiz Gonzaga, promotora do projeto Abelhas Missioneiras – e à Escola Municipal de Ensino Fundamental Machado de Assis, de Porto Xavier, sede do projeto “Abelhas não fazem mal, fazem mel”. A comissão também promoveu reuniões temáticas com produtores, instituições e autoridades municipais em Nova Petrópolis, Bento Gonçalves, Pinhal e Independência.

Sobre a Comissão

As comissões especiais da Assembleia Legislativa se enquadram na condição de comissão temporária. A Comissão Especial de Apicultura e Meliponicultura tem, portanto, 120 dias para cumprir o cronograma de atividades, formular o relatório final a ser aprovado em plenário e encaminhar as proposições convencionadas ao Poder Executivo Estadual, Governo Federal e órgãos de regulação.

Composição

São titulares da comissão os deputados Sergio Peres (Republicanos), que preside o colegiado; o vice-presidente Elton Weber (PSB); o relator Cláudio Tatsch (PL); Airton Artus (PDT); Airton Lima (Podemos); Dr. Thiago Duarte (União Brasil); Elizandro Sabino (PTB); Frederico Antunes (PP); Gaúcho da Geral (PSD); Issur Koch (PP); Professor Bonatto (PSDB) e Zé Nunes (PT).


Siga o Portal de Camaquã, nas redes sociais

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.








MAIS NOTÍCIAS