Notícias


Comissão promove debate sobre uso de arroz enriquecido no combate à "fome oculta"

Reunião será nesta quinta, dia 30 de novembro, às 10 horas
27/11/2023 Agência Câmara de Notícias – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados debate nesta quinta-feira, dia 30 de novembro, o uso do arroz enriquecido no combate da "fome oculta" no Brasil. A fome oculta é a deficiência de vitaminas e minerais e se diferencia da fome clássica, pois pode ocorrer mesmo entre pessoas que ingerem calorias em quantidades suficientes, mas não de forma nutritiva.

O deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES) explica que a deficiência de micronutrientes tem como base unicamente na mensuração de níveis de anemia da população. No Brasil 20,9% da crianças menores de 5 anos têm anemia e, considerando apenas do recortes de 6 a 23 meses, esse índice chega a 24,1%.

Evair Vieira de Melo acrescenta que o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil de 2019 indicou que metade das crianças em idade pré-escolar (6-59 meses) e 2/3 mulheres não grávidas em idade reprodutiva (15- 49 anos) apresentaram algum nível de deficiência de micronutrientes.

"Frente a esse cenário, a fortificação do arroz se apresenta como uma forma eficaz para melhoria da saúde da população e da ingestão dos micronutrientes. Diversos estudos que atestam a eficácia e a aceitabilidade do consumidor ao arroz enriquecido, devido, principalmente, ao arroz ser um componente central da dieta de diversas culturas", avalia. O debate será realizado às 10 horas, no plenário 6.


Siga o Portal de Camaquã, nas redes sociais

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.







MAIS NOTÍCIAS