Notícias


Comissão de Desenvolvimento Econômico vai debater portaria que condiciona abertura do comércio em feriados

Daniela Reinehr é a autora do requerimento para a realização da audiência desta quarta, dia 29 de novembro
27/11/2023 Agência Câmara de Notícias – Foto: Divulgação

A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados vai realizar audiência pública na quarta-feira, dia 29 de novembro, para debater os efeitos da portaria do governo que retomou a necessidade de convenção coletiva de trabalho para a abertura do comércio em feriados.

A Portaria 3665/23, do Ministério do Trabalho, revogou norma editada no governo anterior que autorizava o trabalho aos feriados, sem a necessidade de negociação com os sindicatos.

Empoderamento de sindicatos
A autora do requerimento para a realização da audiência é a deputada Daniela Reinehr (PL-SC). Ela considera que a medida, "além de empoderar os sindicatos, representa um retrocesso econômico, afetando a empregabilidade e a fluidez da atividade econômica nacional".

A Lei 10.101/00 permitiu a abertura do comércio aos domingos e feriados, "desde que autorizado em convenção coletiva de trabalho e observada a legislação municipal". A compreensão do governo é a de que uma portaria não pode sobrepor o estabelecido em lei. Confira a lista de convidados para a audiência, que está marcada para as 10 horas no plenário 5.




Siga o Portal de Camaquã, nas redes sociais

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.






MAIS NOTÍCIAS