Notícias


Secretaria da Cultura entrega seis mil livros a municípios atingidos por enchentes no Vale do Taquari

Roca Sales é um dos municípios que recebeu livros doados por instituições e cidadãos
24/11/2023 Ascom Sedac | Edição: Secom - Foto: Rafael Varela/Ascom Sedac

A Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Departamento do Livro, Leitura e Literatura (DLLL), realizou na sexta-feira, dia 17 de novembro, a primeira entrega de livros arrecadados para a reconstrução de bibliotecas em municípios atingidos por enchentes no Vale do Taquari. Outra remessa será entregue aos municípios nas próximas semanas.

Em setembro, logo após o desastre que atingiu diversas cidades do Rio Grande do Sul, a secretaria iniciou uma campanha para doação de livros buscando recompor os acervos de espaços de leitura, por meio de parceria com instituições e contribuições voluntárias em pontos de coleta.

Após uma triagem, realizada pelos bibliotecários da Biblioteca Pública do Estado (BPE) e do Sistema Estadual de Bibliotecas, seis mil livros foram entregues  nas cidades de Roca Sales, Muçum, Colinas e Cruzeiro do Sul. A seleção foi feita a partir das demandas apresentadas pelas próprias bibliotecas atingidas pelo desastre climático.

Além de doações de centenas de pessoas, que deixaram livros nos pontos de coleta, diversas empresas e instituições contribuíram com a campanha. São elas: Sistema Estadual de Bibliotecas, Editora Record, Sebo Fulô (Editora Pradense), Procuradoria-Geral do Estado, Instituto Quindim, Festuris, Editora do Senado Federal, Secretaria da Cultura do Pará, Secretaria da Cultura do Rio de Janeiro e Grupo RBS.

A titular da Sedac, Beatriz Araújo, acompanhou a entrega das doações acompanhada pelo diretor do DLLL, Benhur Bortolotto, e pelo coordenador do Sistema Estadual de Cultura, Ruben Oliveira.

“As emergências decorrentes das enchentes mobilizaram a sociedade brasileira e revelaram a força e a solidariedade do povo. A campanha de arrecadação de livros demonstra o comprometimento de todos os que colaboraram com a cultura e a educação. Estimular a leitura é incentivar a imaginação e o conhecimento, ferramentas essenciais para o desenvolvimento humano”, destacou Beatriz.

Como doar

A campanha está recebendo livros de literatura em bom estado de conservação. Os interessados em contribuir podem entregar os exemplares em uma das seguintes instituições:

» Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul;
» Biblioteca Erico Verissimo e Biblioteca Lucília Minssen (Casa de Cultura Mario Quintana);
» Biblioteca Estadual Leopoldo Boeck,
» Biblioteca Estadual Romano Reif;
» Instituto Estadual do Livro
» Sede do Instituto Quindim em Caxias do Sul, parceiro da iniciativa 


Siga o Portal de Camaquã, nas redes sociais

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.


MAIS NOTÍCIAS