Notícias


Retomada dos mutirões de recolhimento de materiais de acumulam água, em Venâncio Aires

O chamado “Bota Fora” inicia pelo bairro Gressler, de 20 a 26 de novembro
20/11/2023 Ascom Prefeitura de Venâncio Aires – Foto: Divulgação

Equipes da Prefeitura de Venâncio Aires intensificam os trabalhos de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O secretário municipal de Saúde, Tiago Quintana, liderou nesta semana uma reunião que, entre outras ações, organizou a retomada dos mutirões de recolhimento de materiais de acumulam água.

O chamado “Bota Fora” inicia pelo bairro Gressler, quando na próxima semana, de 20 a 26 de novembro, os moradores serão orientados a se desfazer de itens como vasilhames, floreiras, pneus, depositando-os em frente as suas casas. Na segunda-feira, dia 27, equipes de prefeitura passarão naquela região para fazer o recolhimento.

“Vamos seguir um roteiro conforme o levantamento que temos, dando prioridade aos bairros com maior infestação do mosquito Aedes. A intenção é reforçar as visitações dos agentes de endemias, com apoio dos agentes comunitários de saúde para divulgar o ‘bota fora’, convidando as pessoas a descartar objetos que mantenham água parada”, explica Quintana. Para isso, o secretário destaca a importância dos moradores deixarem os agentes entrar nos pátios para fazer as orientações necessárias com relação ao que deve ser descartado para evitar a proliferação dos insetos.  O bairro Leopoldina deve ser a região seguinte, que em dezembro recebe a programação também.

De acordo com o secretário, o município já vinha reforçando os trabalhos de prevenção e em agosto, efetuou a contratação de mais agentes de endemias. Com a divulgação do último LIRAa, Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti, com resultado de 7,7, representando uma alta taxa de infestação do mosquito Aedes aegypti, o que representa alto risco de transmissão de dengue, medidas foram reforçadas. Entre as ações, também está a retomada da aplicação de larvicida biológico (BTI) em bairros com maior número de infestação, assim como em sangas na região urbana e o fornecimento do produto para aplicação na zona rural.

Siga o Portal de Camaquã, nas redes sociais

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS