Notícias


4ª Feira Municipal de Ciências 2023, de Uruguaiana, tem 700 estudantes inscritos e 147 projetos registrados

O evento vai acontecer, na sexta, dia 24 de novembro, na Praça Argentina, das 8h às 12h
19/11/2023 Texto e arte: Ascom Prefeitura de Uruguaiana

A Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), vai realizar na próxima sexta-feira, dia 24 de novembro, a 4ª Feira Municipal de Ciências. O evento vai acontecer na Praça Argentina das 8h às 12h. 

Na oportunidade, vão ser apresentados 147 trabalhos inscritos por 700 alunos das escolas de Uruguaiana. A ação é coordenada por cerca de 100 professores. 
Inicialmente, a feira estava agendada para o dia 8 de novembro. Entretanto, com a forte chuva ocorrida na data foi transferida para o próximo dia 24. 

A atração reúne estudantes da educação infantil, ensino fundamental (anos iniciais e finais) e EJA (Educação de Jovens e Adultos) de instituições municipais, estaduais e particulares. Participam estudantes a partir dos 4 anos de idade.

Neste ano, são 29 escolas participantes (14 de ensino fundamental municipais, sete escolas infantis municipais, cinco escolas de ensino fundamental estaduais e três escolas particulares). Esse também é o maior número de entidades em uma única edição.

“É um projeto criado pela gestão que está cada vez mais consolidado. Um trabalho conjunto de professores, alunos e coordenadores que fomenta a criatividade e a busca pelo conhecimento. É uma grande alegria ver todo esse engajamento e uma feira com resultados cada vez mais expressivos”, destacou o prefeito Ronnie Mello.

Histórico

A Feira Municipal de Ciências já foi realizada em três edições. Em 2020 e 2021 não aconteceu em razão das limitações impostas pela pandemia. Também ligada ao tema da robótica, a feira – criada na atual gestão municipal – já mobilizou centenas de jovens e fomentou o conhecimento multidisciplinar. Em 2022, 26 instituições de Uruguaiana participaram do evento – inclusas entidades particulares e estaduais. Foram 130 trabalhos expostos.

Recentemente, Uruguaiana foi premiada nacionalmente pelo projeto-piloto de robótica desenvolvido em cinco escolas municipais e também no EJA de duas dessas instituições. Trata-se do Prêmio Seymour Papert e Paulo Freire, que é uma iniciativa da Federation of International Robosports Association-FIRA/Capítulo Brasil em parceria com o Centro de Inovação para a Excelência das Políticas Públicas-CIEPP, o Centro Universitário ENIAC e a Robo City - Escola de Robótica.

Na categoria Secretarias Municipais, Uruguaiana ficou na primeira colocação nacional tendo superado a cidade de São Paulo, que ficou em segundo na classificação final.
  

Siga o Portal de Camaquã, nas redes sociais

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.



MAIS NOTÍCIAS